Cardeal ouve críticas de comentadores
2001-06-11 14:14:51

O CARDEAL-PATRIARCA de Lisboa, D. José Policarpo, recebeu na quinta-feira colunistas dos principais jornais portugueses, que tinham comentado a recente Nota Pastoral «Crise da Sociedade, Crise de Civilização», incitando-os a fazer as críticas de viva voz. Durante o encontro, que decorreu em S. Vicente de Fora, D. José Policarpo ouviu duros comentários de alguns dos presentes, e chegou a reconhecer que uma ou outra expressão da Nota Pastoral era infeliz.

O cardeal referiu ainda que, por vezes, a Igreja tem dificuldade em comunicar com a opinião pública e com os «opinion makers».

Durante cerca de três horas, Maria Filomena Mónica, Luís Salgado de Matos, Miguel Sousa Tavares, Óscar Mascarenhas, Mário Pinto, Manuel Villaverde Cabral, António Barreto, António Pinto Leite, Henrique Monteiro, José Manuel Fernandes e Eduardo Prado Coelho debateram a Nota Pastoral, com base num conjunto de questões organizadas pelo padre Peter Stilwell que diziam respeito ao âmbito de intervenção da Igreja, à articulação da identidade nacional com a globalização e à forma de proceder quando uma lei contraria valores morais.

Fonte Expresso