 |
Notícias
|
|
|
Festa religiosa na Capela dos Remédios 2000-09-08 00:23:18 Celebra-se amanhã, dia 8 de Setembro, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios na respectiva capela, situada em Santa Cruz, Ilha da Madeira.
Aquela é uma das festas tradicionais da nossa terra. Sendo participada por elevado número de pessoas. Uma das caracterÃsticas deste evento é o seu aspecto familiar, pois é costume as pessoas fazerem convÃvios com merendas, nos arredores daquele templo. A festa deste ano é custeada pela famÃlia Barreto, proprietária daquela Capela. z.
A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, edificada no sÃtio do Moreno, Santa Cruz, foi fundada pelo Cónego Manuel Ferreira Caiado. Não há dados exactos sobre a data da fundação desta capela, sendo a mesma anterior ao ano de 1690, sendo de 21 de Julho o alvará que a oficializa, depois de construÃda.
No livro editado em 1990, a propósito desta capela, o historiador Rui Carita escreve que «era então esta capela isolada, ermida, não devendo ter assim qualquer residência anexa. Mas tarde, por certo, ter-se-á construÃdo algum edifÃcio de apoio para o feitor do «pomar do Moreno» ou para os festeiros de Nossa Senhora dos Remédios, isto pelos finais do século XVIII, ou mesmo já no século XIX»
Esta capela possui uma pequena tábua portuguesa ou flamenga, provavelmente do século XVI, ou XVII, representando uma Circuncisão, que ainda apresenta moldura ao gosto dos séculos XVI/XVII. No que se refere à evocação diz o autor do livro que citamos que «é muito antiga devoção mariana em Portugal, atribuindo-se mesmo desde o séc. X a designação de Terra de Santa Maria ao futuro território inicial do PaÃs».
Salienta que «as evocações de Nossa Senhora sucedem-se assim no paÃs, podendo encontrar-se para cima de mil nomes diferentes, demonstrando uma preferência Ãmpar em toda a Igreja Católica.
A de Nossa Senhora dos Remédios liga-se com a evocação da Saúde e do Perpétuo Socorro, aparecendo com certa representatividade ao longo dos sec. XVI e XVII, tendo ficado na Madeira esta capela de Santa Cruz e não tendo subsistido até aos nossos dias a capela fundada pelos viscondes de São João, benzida a 1 de janeiro de 1940, no seu solar à Rua das Maravilhas, no Funchal».
«A imagem da Virgem desta evocação aparece com o Menino ao colo, segurando este uma maçã, ou um Mundo, numa iconografia comum a muitas outras invocações».
Fonte Ecclesia
|
voltar
|
 |
|