paroquias.org
 

Notícias






GRITO DO PÁROCO, ACORDA FIÉIS PARA A NOVA EVANGELIZAÇÃO
2006-02-07 21:45:36

Desde a última reunião do Conselho Paroquial de Pastoral de São Gonçalo e São Veríssimo, que tem sido incansável a preocupação e o desejo destas comunidades por realizar, com eficácia e beleza, uma Semana Bíblica.

Depois de constituídas as várias Equipas de Dinamização da Semana, o Padre Amaro Gonçalo, na Homilia do passado Domingo, dia 5 de Fevereiro, lançou um repto fortíssimo, de colaboração e mobilização de todos os fiéis, para a realização desta Semana Bíblica. Situou o acontecimento, no início da Quaresma (de 3 a 12 de Março), como resposta ao desafio de uma nova evangelização: “nova no seu ardor, no seus métodos e na sua expressão”, disse.

Estremeceram os ouvidos de todos os fiéis, ao ecoar com fortíssima intensidade, pela sua voz, o grito de São Paulo: «ai de mim, se não evangelizar», mil vezes repetido. O pároco parecia querer, deste modo, «acordar», «despertar» e «ressuscitar» pela Palavra de Deus, a vida cristã da cidade de Amarante.

Vinte casas, vinte famílias, vinte encontros bíblicos

Do Programa da Semana Bíblica constam vinte encontros, em casas de famílias, distribuídos por diversos lugares das duas comunidades paroquiais. Todas as noites, de segunda a sexta-feira, serão ocupadas com uma Celebração, durante a qual se fará formação bíblica, no Auditório do Centro Pastoral. Com a colaboração das Irmãs Paulinas, haverá ainda oportunidade de visitar as Escolas do 1º Ciclo.

Do Programa, consta ainda a «Celebração da Entronização da Bíblia» e «a Festa da Palavra», no primeiro domingo da Quaresma.

Cinco zonas, cinco continentes, 5 mistérios

As Paróquias foram divididas em 5 zonas, de modo a que cada qual, represente um continente e lhe dedique a oração de um mistério do Rosário. Partindo de 5 zonas, os grupos convergirão depois para o Centro Pastoral, em oração, para ali concluírem com uma demonstração cultural de cada continente. Um desfile bíblico assinalará a conclusão da Semana.

É um programa muito ambicioso, numa zona pastoral, que começa a emergir de uma certa passividade, para uma maior dinâmica de participação. Depois da mobilização em torno do Centro Pastoral, a aposta é reforçar os laços de coesão e de comunhão, numa freguesia onde muitos, como disse o pároco, «nem sabem de que freguesia são».

40 Equipas para levar o convite e o programa

Para isso, perto de 40 Equipas, estão a ser (re)constituídas de forma, a levar o convite e o programa da Semana a todas as casas. Partindo do Evangelho Dominical, o Pároco terminava a sua exortação, definindo o sentido dessa visita: “Vamos, como Jesus, «a outros lugares, a fim de pregar aí também». Que a Palavra de Deus chegue ao coração da nossa consciência, da nossa vida, das nossas famílias, e seja mesmo fermento capaz de mudar os nossos hábitos pessoais e sociais! Que cada um possa sentir no coração esse «fogo devorador da Palavra de Deus», impossível de conter, a ponto de dizer com toda a paixão do Apóstolo Paulo: «ai de mim, se não evangelizar»”. É difícil não ter acordado com este grito! Vamos, com «todo o gás», dar as mãos, a este projecto de Deus para nós.

António Madureira


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia