Maior impulso ao sacramento da Penitência
2006-02-03 23:39:51

Estamos no mês de Fevereiro, que antecede o início da Quaresma, um tempo sempre especialmente favorável para o aprofundamento da reconciliação e a sua prática sacramental.

Por isso, os sacerdotes do nosso Presbitério são convidados a reflectir este tema nas reuniões arciprestais do corrente mês. Textos de apoio e de referência temos muitos, graças a Deus, desde a encíclica “Dives in Misericórdia” (1980) até à exortação apostólica “Reconciliatio et Poenitentia” (1984) ou à carta apostólica “Tertio Millenio Adveniente” (1995).
Interessava-nos que esta reunião arciprestal de Fevereiro, por um lado nos ajudasse a acertar critérios de formação das nossas comunidades cristãs em ordem à prática Sacramental da Penitência; por outro lado, nos ajudasse a nós Padres no sentido de encontrarmos caminhos renovados de prestar aos fiéis o serviço de acolhimento no Ministério da Reconciliação e da Penitência. Seria bom podermos organizar, com o acordo e a possível cooperação de todos os sacerdotes do mesmo arciprestado, tempos e horários de atendimento e de confissões que depois sejam publicados em todas as igrejas e outros lugares de culto. Será este um dos bons contributos para fazermos da próxima Quaresma o tempo forte de renovação pessoal e comunitária que ela pretende ser.

D. Manuel Felício, Bispo da Guarda