paroquias.org
 

Notícias






Bento XVI reúne-se com os Jesuítas a 22 de Abril
2006-02-03 23:45:14

Bento XVI deverá encontrar-se, a 22 de Abril, com os religiosos da Companhia de Jesus, no mesmo dia em que Santo Inácio e os seus companheiros fizeram a sua profissão de fé, em 1541, na Basílica de São Pedro.

O encontro, anunciado pela imprensa italiana, teria lugar na mesma Basílica, no final de uma celebração solene, presidida pelo Cardeal Carlo Maria Martini, Jesuíta.
A Ordem fundada por Santo Inácio, uma das mais respeitadas e admiradas na Igreja Católica, conta hoje com quase 20 mil religiosos em todo o mundo e é guiada pelo Prepósito-Geral Peter Hans Kolvenbach. A partir de 2008, contudo, a liderança recairá noutro Jesuíta, dado que o Pe. Kolvenbach já anunciou a sua decisão - após ter obtido o consenso do Papa – de convocar a 35ª Congregação Geral e renunciar ao cargo.
A decisão foi justificada pelo facto de, segundo este responsável, a Companhia de Jesus precisar de um Geral mais novo e com mais energia.
A carta do Prepósito-Geral, publicada ontem, festa da Apresentação do Senhor e Jornada Mundial da Vida Consagrada, é dirigida a todos os Jesuítas e convoca oficialmente a Congregação Geral, com início a 5 de Janeiro de 2008, na Cúria Geral de Roma.
Segundo as Constituições dos Jesuítas, o cargo de Prepósito-Geral é vitalício e só há eleição em caso de falecimento, por doença grave ou se o Prepósito-Geral, em consciência, considerar que deve renunciar.
O primeiro caso de renúncia foi o do Pe. Pedro Arrupe, a 3 de Setembro de 1983, impossibilitado de exercer o seu cargo por doença grave.
O Pe. Kolvenbach, holandês, foi eleito a 13 de Setembro de 1983, quando era provincial no Líbano. Completará 80 anos em 2008 e, ao longo destes 22 anos, viu a Ordem perder cerca de sete mil membros.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia