Papa destaca importância da Vida Consagrada na Igreja e na sociedade
2006-02-02 21:50:57

Bento XVI destacou hoje a importância da Vida Consagrada na Igreja e na sociedade, classificando os consagrados como “sentinelas que anunciam a vida nova já presente na história”.

O Papa celebrou a esta hora, na Basílica de São Pedro, a Jornada da Vida Consagrada, com os religiosos e religiosas da Diocese de Roma, na Missa da Festa da Apresentação do Senhor.
Durante a homilia da celebração, Bento XVI sublinhou que esta “é uma ocasião oportuna para louvar o Senhor pelo dom inestimável que representa a Vida Consagrada nas suas diferentes formas”. Esta é ainda, segundo o Papa, “um estímulo para promover em todo o povo de Deus o conhecimento e a estima por quem se consagrou totalmente a Deus”.
“Assim como, de facto, a vida de Jesus, na sua obediência e doação ao Pai, é parábola viva do ‘Deus connosco’, assim também a doação concreta das pessoas concretas a Deus e aos irmão se torna um sinal eloquente da presença do Reino de Deus para o mundo de hoje”, precisou.
Nesse sentido, disse aos religiosos e religiosas, “o vosso modo de vida manifesta, sem atenuantes, a plena pertença ao único Senhor; a vossa entrega completa nas mãos de Cristo e da Igreja é um forte e claro anúncio da presença de Deus numa linguagem compreensível mesmo para os nossos contemporâneos”.
“Este é o primeiro serviço que a Vida Consagrada presta à Igreja e ao mundo”, acrescentou.
Deixando um voto especial para esta Jornada, o Papa pediu que “o Senhor renove, todos os dias, em todas as pessoas consagradas, a resposta alegre ao seu amor fiel e gratuito”.
Bento XVI comentou, na sua homilia, o episódio da apresentação de Jesus no templo e o encontro com Simeão e Ana, que “reconhecem naquela criança o Messias tão aguardado e profetizado”.