paroquias.org
 

Notícias






Fundação Ajuda à Igreja que Sofre divulga iniciativas para 2006
2006-02-01 22:04:14

Paulo Bernardino, director do secretariado nacional da Associação Pública Universal de Fiéis – Ajuda à Igreja que Sofre, apresentou hoje algumas das iniciativas pastorais e cívicas previstas para 2006: "Por meio destas actividades, desejamos não só ficar mais próximos dos benfeitores e amigos da Fundação como ir ao encontro da sociedade civil portuguesa e motivá-la, através de novas formas, para a solidariedade e a caridade com aqueles que mais necessitam", referiu.

Assim, foi anunciada a criação da Biblioteca Padre Werenfried – no dia em que se assinala a data da morte do fundador da Ajuda à Igreja que Sofre (31/1/2003) – em local ainda a designar, com o objectivo de disponibilizar documentos de referência para investigação e consulta nas principais áreas que integram a missão da organização: a defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa e o conhecimento dos mártires do século XX.

"Procuramos, através da criação desta biblioteca dedicada ao fundador da Ajuda à Igreja que Sofre, ir ao encontro daquilo que já existe em muitos países europeus, prestando assim um serviço tanto à Igreja como à sociedade civil", afirmou Paulo Bernardino.

Em Outubro será o arranque do Observatório Social, um fórum onde especialistas de várias áreas científicas se irão encontrar periodicamente para analisar e publicar estudos e sínteses sobre questões sociais da actualidade. Estão já previstos alguns dos temas em análise, como a Doutrina Social da Igreja nas relações entre a Igreja e o Estado, o desemprego e o emprego e a exclusão social.

A associação vai também participar em parceria com outras instituições no Congresso sobre a Doutrina Social da Igreja, organizado pela Universidade Católica Portuguesa/Porto e pela Diocese do Porto, que decorre de 9 a 11 de Junho.

Entre 14 e 17 de Junho realiza-se no Santuário de Fátima um curso aberto de Lectio Divina (estudo orante da Sagrada Escritura), dirigido pelo Bispo de Dundo (Angola), D. Joaquim Ferreira Lopes.

Estão também previstos 3 retiros para 2006: Retiro Nacional, de 18 a 21 de Abril, no Santuário de Fátima, dirigido a leigos e consagrados com orientação do Pe. Dário Pedroso; Retiro de Namorados, Noivos e Casais em Fátima (de 30 de Novembro e 3 de Dezembro), orientado pelo Pe. João Luís Ferreira; Retiro para Jovens, dirigido pelo Pe. Hermínio Vitorino (de 7 a 10 de Dezembro).

Na área cultural e na cidade de Lisboa, a Ajuda à Igreja que Sofre vai promover durante o Natal uma exposição de arte sacra com fins humanitários, coordenada pela pintora Emídia Nadal, que reunirá obras de pintores e escultores portugueses. Já em 2007, em Janeiro, terá também lugar o tradicional Concerto de Ano Novo.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
David Silva - info@fundacao-ais.pt

Fonte AIS Notícias

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia