paroquias.org
 

Notícias






Peregrinação Nacional dos Ciclistas a Fátima
2006-01-30 22:09:43

Neve bloqueou a participação dos ciclistas e permitiu cenário único em Fátima.

Sete mil ciclistas portugueses eram ontem, dia 29 de Janeiro, esperados no Santuário, para participação na Peregrinação Nacional dos Ciclistas Portugueses a Fátima, uma organização da União de Ciclismo de Leiria, com o apoio de outras associações nacionais ligadas à prática do ciclismo.
A bênção aos ciclistas, na quarta edição, acabou por realizar-se de igual forma, mas com um pequeno número de ciclistas e não no Parque 2, conforme planeado, mas na Capelinha das Aparições.
A queda de neve que se fez sentir um pouco por todo o país não permitiu que os ciclistas pudessem fazer o seu percurso até à Cova da Iria para agradecer e pedir protecção a Nossa Senhora. Ainda assim, alguns ciclistas aventuraram-me e estavam no Santuário à hora prevista para o início da concentração, às 11h00. Para além de terem conseguido concretizar o objectivo inicial, os ciclistas puderam apreciar o Santuário complemente metamorfoseado.
A Eucaristia, celebrada às 12h00 na Capelinha das Aparições, foi presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo da Diocese de Leiria Fátima, tendo participado 800 pessoas, incluindo o pequeno grupo de ciclistas.
O prelado, no momento da homilia, recordou todos os ciclistas que tinham a intenção de participar neste encontro no Santuário de Fátima e que não o puderam fazer, e pediu um breve momento de silêncio por todas as recentes vítimas das intempéries.
Foram recordados em especial os mortos resultantes da queda da cobertura de um centro de exposições na Polónia e todas as vítimas de acidentes rodoviários causados pelo mau tempo. Como recomendação final, D. Serafim apelou a redobrados cuidados na condução durante estes dias de neve e gelo nas estradas.

Durante o dia de ontem, o Recinto do Santuário de Fátima, completamente branco, estava completamente transfigurado. Muitas foram as pessoas que aproveitaram o momento para apreciar a beleza que a natureza oferecia.
Durante a manhã de hoje, para que nem os peregrinos nem os funcionários do Santuário se magoem, um grupo de funcionários tem procurado derreter a camada de gelo que se encontra no Recinto de Oração, em especial em frente ao edifício da Reitoria, local menos exposto ao sol.

(As fotos serão colocadas, em www.santuario-fatima.pt )

Boletim Informativo do
Santuário de Fátima


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia