Publicação da Encíclica de Bento XVI em Portugal
2006-01-26 23:10:24

A Encíclica de Bento XVI será publicada em Portugal no próximo dia 27 de Janeiro pela Paulinas Editora. Aqui fica uma pequena sinopse do livro.

«O amor é possível,
e nós somos capazes de o praticar porque criados à imagem de Deus.
Viver o amor e, deste modo, fazer entrar a luz de Deus no mundo:
tal é o convite que vos queria deixar com a presente Encíclica.»
Bento XVI, Deus é Amor

DEUS CARITAS EST é o tão aguardado primeiro documento solene do novo Papa Bento XVI.
A mais recente tradição da Igreja habitou os cristãos a esperar este primeiro documento do Papa com expectativa redobrada, atribuindo-lhe o significado de valor programático.
Confirmou-se o que toda a Igreja esperava, pois é esta a novidade, «tão antiga e tão nova»: DEUS É AMOR, título escolhido para a Encíclica, inspirado em São João.

Bento XVI, com desvelo magistral, irrompe pela etimologia dos termos Eros, Ágape e Philia, perpassando os seus sentidos mais directos na relação humana para elevar os cristãos aos seus sentidos mais profundos que radicam num Amor primeiro que irrompe no mundo, o transvaza e consubstancia pela encarnação de Jesus Cristo.
O leitor é conduzido pelo Papa na redescoberta do programa divino que, desde a «fé bíblica», ilumina o Homem para a fiel correspondência a esse Amor, que se realiza em manifestações de amor ao próximo.
São recordados os exemplos de vida de doação de incontáveis cristãos, «daqueles que praticaram de forma exemplar a caridade», elevando-se o testemunho de amorosa fidelidade de Maria, Mãe do Senhor e espelho de toda a santidade. «Nos Santos, torna-se óbvio como quem caminha para Deus não se afasta dos homens, antes pelo contrário, torna-se-lhes verdadeiramente vizinho.»

Paulinas Editora