Diálogo ecuménico com maior intensidade nas paróquias
2006-01-26 22:48:37

O diálogo ecuménico pode encontrar uma maior eficácia nas próprias comunidades paroquiais, disse D. Anacleto de Oliveira, o Bispo Auxiliar de Lisboa, que acompanha de perto as relações ecuménicas e o diálogo inter-religioso.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Anacleto afirmou que, o lugar onde este diálogo “pode ser mais proveitoso e onde se deve realizar com maior intensidade é nas comunidades”, tendo em conta que “cabe à cúpulas e aos dirigentes dessas comunidades a reflexão teológica, mas o verdadeiro diálogo e a verdadeira comunicação tem que se dar ao nível de base”, sublinhou. “Mas a iniciativas que se fazem nas comunidades paroquiais também dependem muito da presença, ou não, de outras confissões cristãs”, lembrou.
Ontem, dia 25 de Janeiro, D. Anacleto de Oliveira presidiu à celebração ecuménica de encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na Basílica da Estrela, uma celebração que não atraiu muita gente mas foi “a assembleia presente era bastante participativa”, destacou o bispo auxiliar.
A escolha da frase que acompanhou as diversas iniciativas desta semana de oração pela unidade dos cristãos, na Basílica da Estrela, relacionada com o tema do perdão “estava muito bem centrada no contexto do Evangelho”, comentou D. Anacleto, “numa tentativa de levar as pessoas a tomar consciência do que, no fundo, está na origem de todas as divisões, ou seja o pecado, a necessidade do perdão, o caminho para o perdão”, relevou.