Está pronto documento de trabalho para Sínodo dos Bispos
2001-06-06 21:03:45

A Santa Sé já tornou público o documento de trabalho da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Outubro deste ano.

O documento, editado em 4 línguas (francês, inglês, italiano e espanhol), servirá de suporte à reflexão dos prelados que terão como tema o bispo “servidor do Evangelho de Jesus Cristo para esperança do mundo”.
O primeiro capítulo será dedicado a um “ministério de esperança”, apresentando uma visão do mundo de hoje , os seus problemas religiosos e éticos, e apontando o bispo como promotor da esperança cristã. São mencionadas também as situações eclesiais emergentes , bem como a procura da espiritualidade e missão do bispo neste contexto.
O Capítulo II intitulado “Mistério, ministério e caminho espiritual do bispo”, dá relevo ao ser, agir e espiritualidade dos prelados. Já o capítulo III centra-se no “episcopado, ministério de comunhão e de missão na Igreja universal”. Dividido em duas partes, o capitulo sublinha aspectos de comunhão com o Sucessor de Pedro, a sua missão e a Santa Sé, recordando o papel fundamental das Conferências Episcopais e dos bispos ao serviço da Igreja universal.
A figura do bispo diocesano preenche o penúltimo capítulo intitulado: “ O bispo ao serviço da Igreja”, onde se aborda a sua comunhão com os presbíteros, diáconos leigos e religiosos. Por fim, num capítulo sobre o “serviço do Evangelho para a esperança do mundo”, surgem diferentes temas do ministério pastoral no mundo, como o diálogo, a cooperação missionária, o diálogo inter-religioso ou a atenção às novas formas de pobreza e as questões da justiça e da paz e a relação coma sociedade civil e política.