2006, ano forte para o ecumenismo
2006-01-20 21:23:51

A celebração presidida por Bento XVI no próximo dia 25 de Janeiro, na Basílica de São Paulo fora de muros, com a presença de representantes das Igrejas e Comunidades eclesiais cristãs de Roma é apenas a ponta do icebergue de um ano que promete ser muito importante para o diálogo ecuménico.

O Papa presidirá à celebração das II Vésperas da Solenidade da Conversão de São Paulo, na conclusão da semana de oração pela unidade dos Cristãos. Nesta altura é possível perceber que a agenda ecuménica continuará preenchida para além deste oitavário de oração.
A comissão mista internacional par ao diálogo entre Católicos e Ortodoxos deverá reunir-se em Setembro, após um interregno de vário anos. O tema teológico em cima da mesa será a autoridade na Igreja e o primado do Papa.
Quanto ao diálogo entre Católicos e Luteranos, aguarda-se a conclusão de um documento sobre a “apostolicidade na Igreja”, relativo à continuidade do ensinamento e da tradição da Igreja desde os Apóstolos.
Para Julho espera-se uma declaração conjunta Católico-Metodista sobre o reconhecimento da presença da Igreja de Deus em cada uma. O Conselho Metodista Mundial deve votar, nesse mesmo mês, a adopção forma da declaração conjunto Católico-Luterana de 1999, sobre a justificação.
Também no diálogo dos Católicos com as Igrejas Pentecostais se espera a publicação de um documento sobre o que cada uma entende ser o “Baptismo do Espírito Santo” e o seu papel na salvação de cada Cristão.
Espera-se ainda que a Comissão conjunta católico-anglicana para a Unidade e a Missão venha a retomar os seus trabalhos numa data próxima. Os trabalhos deste importante organismo ecuménico tinham sido suspensos em 2003 após a ordenação de um Bispo homossexual na Igreja Episcopaliana (ramo anglicano nos EUA) e da decisão da Igreja Anglicana no Canadá de abençoar uniões homossexuais. Neste momento há um outro elemento que pode dificultar o diálogo: a anunciada decisão de haver ordenações episcopais de mulheres na Igreja Anglicana.