Perdão em várias dimensões
2006-01-19 21:32:48

O Perdão pode ser caminho para a unidade e a Bíblia elo de ligação entre Igrejas cristãs. Esta é uma ideia fundamental que pode ser extraída da exposição bíblica multimedia, patente ao público na Basílica da Estrela, integrada no programa de actividades da Semana de Oração pela Unidade do Cristãos até ao dia 25 de Janeiro.

O tema do perdão serve de base para esta mostra, intitulada «Perdoar para (re)construir a unidade», promovida pela Unidade Pastoral da Estrela e o Departamento de Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-Religioso do Patriarcado de Lisboa, com o apoio Difusora Bíblica e Sociedade Bíblica.
Numa pequena sala, localizada à entrada da Basílica da Estrela, somos transportados para uma dimensão cultural, evangélica, económica e política do perdão, através de estreitos painéis reproduzindo frases de pensadores, narrações bíblicas, e explicações políticas dessas várias dimensões do que é perdoar.
À entrada lê-se: «Perdoar significa absolver, desculpar ou poupar alguém de uma culpa ou dívida». Nem a dívida dos G8 aos países mais pobres é aqui esquecida. «Porém – continuamos a ler – mais do que a forma da acção, a Bíblia confronta-nos com a natureza do mesmo: a reconciliação». A Mulher adúltera, o Filho pródigo, a história de Zaqueu são algumas das narrações bíblicas que nos introduzem, nesta exposição, nesse ambiente de perdão que pode unir.
Enquanto isso, a presença constante e repetida de um registo em vídeo, da declamação serena e cuidada do Hino à Caridade de São Paulo, pela actriz Eunice Muñoz, mantêm-nos neste lugar de contemplação do valor da Palavra de Deus.
Exposto em pequenas vitrines, encontramos exemplares impressos da Sagrada Escritura datados de 1774, por exemplo, da Edição Vulgata em Latim, ou da Edição Fac simile do Novo Testamento e códice vaticano grego do século IV, ou até da Tradução Portuguesa do Pe. João Ferreira D’Almeida, impressa em Londres em 1819.
O guia da exposição deixa claro que: “Perdoar reconstrói, (re)úne, restaura e liberta. Dignifica e purifica a memória porque é uma demonstração de amor e um acto de transcendência”.
Esta mostra é uma pequena parte da exposição «A Bíblia em Festa», patente ao público em Lisboa no passado mês de Novembro, durante o Congresso para a Nova Evangelização (ICNE)e que, segundo a Agência ECCLESIA conseguiu apurar vai estar em breve novamente em exibição na Basílica da Estrela.