Unidade dos Cristãos no centro de semana de oração
2006-01-17 21:38:46

Inicia-se amanhã o oitavário ou Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A Santa Sé disponibiliza, na Internet, os textos preparatórios para a celebração de 18 a 25 de Janeiro.

A Semana de Oração em 2006 terá como tema: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles" (Mt 18,20).
O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão "Fé e Constituição" do Conselho Ecuménico das Igrejas publicaram textos de reflexão e oração "como convite para se encontrarem outras ocasiões, ao longo do ano, de expressar o nível de comunhão das Igrejas e orar juntas para chegar à plena unidade desejada por Cristo".
No documento preparatório, lê-se: "O que nos une é muito mais forte do que o que nos separa - eis a grande descoberta, que está na origem do movimento ecuménico. O elemento mais importante da unidade consiste na presença de Cristo ressuscitado, que prometeu aos seus discípulos que estará com eles até o fim dos tempos".
O texto preparatório para Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi elaborado, este ano, por um grupo ecuménico de Dublin (Irlanda), composto por representantes ortodoxos, copta-ortodoxos, metodistas, presbiterianos, católicos, luteranos e da Igreja Católica na Irlanda.
O documento pode ser encontrado em www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20050603_week-prayer-2006_po.html
Tradicionalmente, a Semana de oração pela unidade dos cristãos é celebrada de 18 a 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas no ano de 1908 por Paul Wattson de maneira a cobrir o período entre as festas de São Pedro e de São Paulo. Esta escolha tem portanto um significado simbólico. No hemisfério Sul, onde o mês de janeiro é um período de férias de verão, preferiu-se adoptar uma outra data, por exemplo nas proximidades de Pentecostes (sugestão do movimento Fé e Constituição em 1926) que representa também uma outra data simbólica para a unidade da Igreja.