Franciscanos em Portugal iniciam comemorações de oito séculos de história
2006-01-16 21:43:08

A vida de São Francisco de Assis mudou a história da Igreja e, 800 anos depois, continua a cativar homens e mulheres para seguirem no seu espírito. A Ordem dos Frades Menores em Portugal começa este fim-de-semana a celebrar, a nível nacional, o seu VIII centenário, num programa que culminará em 2009, com o aniversário da aprovação da Regra e Forma de Vida que Francisco propôs aos seus seguidores.

Fr. Isidro Lamelas, provincial português da Ordem dos Frades Menores, lembra que “os anos de 1205 e 1209 correspondem ao período mais marcante na vida de S. Francisco de Assis”.
“Ao celebrar a ‘Graça das origens’ a Fraternidade franciscana quer aproveitar esta oportunidade para recordar com gratidão o passado, viver com paixão o presente e abrir-nos com confiança ao futuro”, acrescenta.
A abertura solene das celebrações teve lugar na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, a 29 de Outubro de 2005. A Eucaristia foi presidida pelo Ministro General da Ordem, Fr. Jose Rodriguez Carballo, que pediu aos irmãos que celebrem “o dom da nossa vocação e acolher a graça das origens”.
“É próprio da nossa Ordem não ser um viajante solitário, mas sempre acompanhado por mulheres e homens com os quais partilhar a história, para caminhar juntos até ao Senhor da glória”, acrescentou na sua homilia.
Na verdade, a Ordem dos Frades Menores começou a existir oficialmente, com a aprovação pelo Papa Inocêncio III em 16 de Abril de 1209, da primeira Regra elaborada por S. Francisco de Assis.
O itinerário celebrativo proposto ao longo de 4 anos desenvolve-se em três etapas: 2006, centrada no discernimento; 2007, sobre o projecto de vida; 2008-2009, sobre a celebração do dom da vocação.
Para os Franciscanos portugueses a abertura oficial do Contenário terá lugar nos dias 15 e 16 de Janeiro, em Leiria, por ter sido nesta cidade que se estabeleceu uma das primeiras presenças franciscanas, presença essa que se conserva, embora em local diferente, até aos dias de hoje.
Também no dia 16 se celebram os primeiros Mártires franciscanos (Cinco Mártires de Marrocos), patronos da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, “que estiveram na génese da vocação franciscana e missionária de Santo António de Lisboa e foram a semente fecunda do franciscanismo em Portugal que continuou vivo até aos nossos dias”, como refere Frei Isidro Lamelas.

Em destaque
A página da Santa Sé disponibiliza, na secção dedicada ao Arquivo Secreto Vaticano, uma cópia do papiro de 1223 relativo à confirmação da Regra dos Frades menores, pelo Papa Honório III.
O longo texto é dirigido ao irmão Francisco e aos outros irmãos da ordem dos frades menores, sendo datado de 29 de Novembro de 1223, em Latrão.
Os historiadores franciscanos classificam este texto como a “Regra bulada”. O seu início é o seguinte: “In nomine Domini incipit vita minorum fratrum. Regula et vita minorum fratrum hec est, scilicet domini nostri Iesu Christi sanctum evangelium observare, vivendo in obedientia, sine proprio, et in castitate. Frater Franciscus promittit obedientiam et reverentiam domino pape Honorio ac successoribus eius canonice intrantibus et ecclesie Romane” (Em nome de Deus começa a vida dos frades menores. A regra e a vida dos frades menores é esta, a saber, observar o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, pobreza e castidade. Frei Francisco promete obediência e reverência a Sua Eminência o Papa Honório e a seus sucessores, canonicamente eleitos e à igreja de Roma).