paroquias.org
 

Notícias






Venha visitar o arquivo secreto do Vaticano
2006-01-16 21:42:05

O arquivo secreto do Vaticano abriu as suas portas a todos os visitantes que por ele queiram passar, na Internet.

O centro de pesquisa histórica mais importante do mundo está em foco no sítio oficial da Santa Sé (www.vatican.va). A página está organizada em subsecções: o arquivo ontem e hoje, uma visita ao arquivo através dos frescos e documentos, documentos históricos. E é nesta última que se pode folhear uma carta autografada de Michelangelo, as actas do processo contra Galileo Galilei, ou a carta com que o Papa Honório III envia a São Francisco de Assis, confirma a regra dos Frades Menores.
O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, por volta de 1610, se bem que a sua história vá até bem atrás nos séculos, ligando-se às origens e desenvolvimento da própria Igreja Católica. De facto, desde bem cedo nasceu a tradição dos Papas guardarem com cuidado a documentação que se referia ao exercício da sua própria actividade, custodiados no “scrinium Sanctae Romanae Ecclesiae”. A fragilidade dos papiros – utilizado na chancelaria pontifícia até ao século XI, as mudanças políticas e as mudanças de residência fizeram com que o material arquivístico anterior a Inocêncio II se tenha perdido na sua quase totalidade.
Graças às novas tecnologias, a Santa Sé transpõe virtualmente para o ecrã uma parte dos seus 85 quilómetros de estantes. O arquivo secreto Vaticano conserva mais de 630 fundos de arquivos diferentes, qualquer coisa como mais de 800 anos de história. Como se explica no sítio, no caso de alguns países, os documentos são os mais antigos, os que datam do próprio início da respectiva história nacional.
O documento mais antigo conservado no Vaticano é o famoso “Liber Diurnus Romanorum Pontificum”, livro de fórmulas da chancelaria pontifícia do século VIII.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia