paroquias.org
 

Notícias






Presidência da República condecora o Padre Kondor
2006-01-16 21:31:33

O Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, atribuiu a Ordem de Comendador ao Padre Luís Kondor, svd. A insígnia será entregue por Frei Vítor Melícias, ofm, na qualidade de Magno Chanceler das Ordens Honoríficas Portuguesas, em cerimónia pública que terá lugar no próximo dia 18 de Janeiro, às 19 horas, no Grémio Literário, em Lisboa.

Na cerimónia estarão também presentes, entre outros: o Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira da Silva, o Bispo-Auxiliar de Évora, D. Amândio Tomás, o representante da Nunciatura Apostólica, Mons. Jean-François Lantheaume, o reitor da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Dr. Braga da Cruz, os embaixadores da Áustria e da Hungria, o Presidente da Câmara de Ourém, Dr. David Catarino, o Dr. Acácio Catarino, da assessoria social da Presidência da República e o provincial do Verbo Divino, Pe. José Augusto Leitão.
O Pe. Luís Kondor, sacerdote religioso da Congregação Missionária do Verbo Divino, é natural da Hungria e veio para Portugal em 1954. Entre os muitos trabalhos que desenvolveu no nosso país, é reconhecido o seu trabalho em prol da causa da canonização dos pastorinhos de Fátima – Jacinta e Francisco – da qual é vice-postulador.
Em 1961 o Pe. Kondor foi nomeado vice-postulador da causa de beatificação dos pastorinhos. Em 1978, juntamente com o então Bispo de Leiria, D. Alberto Cosme do Amaral, encontrou-se com o Papa João Paulo II para dar entrada oficial do pedido. No ano 2000, o Papa João Paulo II anunciava a beatificação de Jacinta Marto e Francisco Marto, cuja cerimónia oficial se viria a realizar no Santuário de Fátima a 13 de Maio desse ano.
Actualmente, o Pe. Kondor tem estado empenhado no processo de canonização de Jacinta e Francisco.
Em Outubro de 2005 o Embaixador da Áustria em Portugal, Ferdinand Trauttmansdorff, entregou ao Pe. Kondor a condecoração da Ordem da Grande Cruz de Honra, que o Governo Austríaco lhe atribuiu reconhecendo o seu papel fundamental na ligação entre o povo austríaco e Portugal.
Também no ano passado o Pe. Kondor celebrou o seu jubileu de ouro de sacerdócio que coincidiu com os cinquenta anos da sua presença em Portugal. Nas palavras do próprio, estes foram cinquenta anos dedicados ao serviço da Igreja e à divulgação da mensagem de Fátima em todo o mundo.

Para mais informações poderão contactar o Seminário do Verbo Divino: 21- 722 02 00

Santuário de Fátima


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia