Compêndio do Catecismo, segundo em vendas natalinas em livrarias religiosas da Espanha
2006-01-16 21:29:07

A Palavra de Deus, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica e conversações com o cardeal Ratzinger lideram as compras favoritas registradas nas livrarias religiosas da Espanha esse Natal.

Assim de desprende do estudo que, como cada ano, levou a cabo o jornal espanhol «La Razón» --publicado na quarta-feira em seu suplemento semanal «Fé e Razão»-- para conhecer os quinze títulos mais vendidos em livrarias religiosas; consultaram-se mais de trinta estabelecimentos de todo o país.

Como ocorreu em anos anteriores, o «Evangelho 2006» continua liderando a lista dos mais vendidos. O livro (editado por Edibesa, www.edibesa.com), que recolhe o evangelho da missa diária acompanhado de uma oração ou reflexão, distribuiu 260.000 exemplares durante este Natal nas livrarias religiosas espanholas. Seu autor é o padre José Antonio Martinez Puche.

O apreço pela Palavra de Deus constata-se uma vez mais: a «Bíblia de Jerusalém» (edição de Desclée de Brouwer, www.edesclee.com) segue entre os títulos mais vendidos, este Natal em 14º da lista.

O estudo qualifica de «título revelação do ano» o «Compêndio do Catecismo da Igreja Católica» (lançado na Espanha pela Associação de Editores do Catecismo), que se situa em segunda posição.

O volume --que «contém, de forma concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja», em palavras de Bento XVI, que chegou ao país em 13 de outubro passado, já tinha mais de 50.000 solicitações antes de ser apresentado oficialmente. No período natalino venderam-se 75.000 exemplares.

Tendo transcorrido meses de sua eleição, persiste o interesse pela figura de Bento XVI. Isso demonstra o êxito de vendas que se mantém nos livros do agora Papa.

«Minha vida», relato autobiográfico do cardeal Joseph Ratzinger (de Edições Encontro, www.ediciones-encuentro.es) ocupa o quinto posto; por sua parte, o terceiro e o sexto, respectivamente, correspondem aos livros «Deus e o mundo» (editado por Galáxia Gutenberg; Círculo de Leitores, www.galaxiagutenberg.com) e «O sal da terra» (Ed. Palavra, www.edicionespalabra.es), ambos formados de conversações do purpurado com o jornalista alemão Peter Seewald.

O jornalista e historiador César Vidal segue colhendo êxitos entre os leitores de livros de caráter religioso: «O testamento do pescador» (Ed. Maretínez Roca, www.edicionesmartinezroca.com) segue outro ano na lista dos mais vendidos (posto 15º). A ele se incorporou «Las alforjas del cuentacuentos», posto 8º, editado por LibrosLibres www.libroslibres.info) trata-se de um livro infantil que, através de diferentes histórias, pretende ensinar a criança de hoje pautas para «converter-se em um adulto digno e bom», em palavras do autor.

Ele mesmo firma «O Documento Q» (editado por Planeta, www.editorial.planeta.es) --posto 12º no elenco--, cujas páginas reconstroem o primeiro dos evangelhos conhecidos, anterior aos canônicos, que foi utilizado pelos evangelistas São Mateus e São Lucas para escrever suas próprias obras, destaca «La Razón».

Completa a lista no 4º posto «Cinqüenta cartas a Deus», de vários autores (desde posturas existenciais diferentes), editado por PPC (www.ppc-editorial.com).

Também soma-se, no ano de sua beatificação (Cf. Zenit, 13 de novembro de 2005), o «Testamento de Carlos de Foucauld» (de Jean-François Six, Maurice Serpette e Pierre Sourisseau); editado por São Paulo (www.sanpablo.es), que traz uma síntese viva do que foi o novo beato e do que pode significar para a Igreja e o mundo de hoje.

«Jesus: Uma biografia», de Armand Puig (editorial Destino, www.edestino.es), «O livro da paz interior», da monja cisterciense e pintora Isabel Guerra (editado por Styria), «Como Deus abre a porta da fé», do cardeal Jean-Marie Lustiger (editado por São Paulo), e «Por que sou cristão», de José Antonio Marina (editorial Anagrama, www.anagrama-ed.es) ocupam, respectivamente, os postos 9º, 10º, 11º e 13º.

Fonte Zenit