Há mais alentejanos nas missas
2001-06-06 21:00:28

A Arquidiocese de Évora tem motivos para estar feliz. Os primeiros dados do censo da prática dominical que começam a ser conhecidos, dão um aumento de quase nove por cento nos alentejanos que participam na missa.

O censo foi realizado em 308 eucaristias da arquidiocese, tendo participado nas mesmas 25 892 pessoas, mais 2 102 do que em 1991, altura do anterior censo. De referir que no entanto, nessa data o número de missas era superior; 328. Assim, verificou-se um aumento de participantes de 8,83%.
Mas, em Évora não foi só a prática que aumentou, também a comunhão subiu consideravelmente, passando de 11 079 para 14 523 fiéis que se abeiraram do altar para a comunhão.
Estes resultados vêm confirmar o contínuo crescimento da arquidiocese desde o primeiro censo em 1977, bem como a tendência comum às outras dioceses do Sul (Beja e Algarve). A norte do país, os números parecem ser diferentes, apontando antes para um decréscimo da prática. Falta ainda o conhecimento do Censo Civil, também realizado este ano em todo o território nacional, de forma a que se possa fazer uma clara e objectiva análise destes resultados.