Igreja Anglicana avança com a ordenação episcopal de mulheres
2006-01-11 23:12:03

Apesar da rejeição de várias comunidades, A Igreja Anglicana deverá mesmo avançar com a ordenação episcopal de mulheres. O assunto estará em debate no próximo Sínodo Geral, que juntará, no final deste mês, quase mil sacerdotes, leigos e bispos.

A decisão irá dificultar o diálogo ecuménico com a Igreja Católica e pode criar um cisma na própria Igreja anglicana, Vários fiéis desta confissão já anunciaram que negam a autenticidade dos sacramentos celebrados por mulheres e por qualquer sacerdote varão que possa ter sido ordenado por uma mulher bispo.
A Igreja Anglicana vive, assim, um novo momento de tensão, após a polémica gerada pela ordenação de um Bispo homossexual nos EUA. A questão do clero homossexual divide fortemente uma Igreja Anglicana com presença em países ocidentais, mais liberais, e da África, mais conservadores.
Segundo um documento divulgado pelo jornal “The Times”, em menos de seis anos seria ordenada a primeira mulher bispo. A proposta seria aprovada, esta semana, por um grupo de bispos reunidos na localidade de Leeds, antes de ser submetido a debate no Sínodo Geral.
O documento em questão inclui a possibilidade de que uma mulher seja nomeada Arcebispo da Cantuária - primaz da Igreja Anglicana- ou de York. O texto só indica que a candidata não deve provocar maior desunião na comunidade anglicana.
As mulheres representam actualmente 16 por cento do total de clérigos da Igreja Anglicana.
Todas estas polémicas podem esfriar as relações entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana que tinham sido relançadas com a publicação de um documento conjunto, em Seattle, sobre o lugar e a importância de Maria na Igreja. Para além da declaração conjunta, a Comissão conjunta católico-anglicana para a Unidade e a Missão vai retomar os seus trabalhos numa data próxima. Os trabalhos deste importante organismo ecuménico tinham sido suspensos em 2003 após a referida ordenação de um Bispo homossexual na Igreja Episcopaliana (ramo anglicano nos EUA) e da decisão da Igreja Anglicana no Canadá de abençoar uniões homossexuais.
A Santa Sé e a Federação Luterana Mundial estão a trabalhar na redacção de um documento comum sobre a Apostolicidade da Igreja e a sucessão apostólica. Este projecto preliminar deverá, depois, seguir um processo que permita a publicação do documento ainda em 2006.