Rezar por um Portugal ecuménico
2006-01-10 21:56:28

As Igrejas Cristãs em Portugal preparam-se mais uma vez para viver, de 18 a 25 deste mês, a semana de oração pela Unidade dos Cristãos, com base num programa elaborado por um grupo ecuménico da Irlanda sob a égide do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e a Comissão “Fé e Constituição” do Conselho Mundial de Igrejas.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e as Igrejas Lusitana, Metodista e Presbiteriana do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) lembram que “na celebração da Semana de Oração somos chamados a reconhecer que a unidade é uma graça que Deus, na sua infinita misericórdia, nos concedeu em Jesus, pelo que assim e incessantemente a devemos invocar”.
O tema escolhido para 2006 é “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (S. Mat. 18,20). “Somos chamados a exercitar em actos concretos a unidade espiritual que já possuímos pela graça de Cristo vivo nos nossos corações. Na verdade, o que de mais importante existe na nossa unidade é a presença de Cristo ressuscitado, que prometeu aos seus discípulos que estaria com eles até ao fim dos tempos”, pode ler-se no comunicado, assinado por D. António Marto, Presidente da Comissão para a Doutrina da Fé e por D. Fernando Soares, Presidente do COPIC.
As Igrejas Cristãs em Portugal assumem-se “envolvidas em compromisso e confiança na peregrinação pela unidade, à luz da oração de Jesus ao Pai “que todos sejam um” (S. João 17,21)” e apelam aos seus fiéis e demais cristãos de boa vontade à participação activa neste movimento de oração.
O Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos assinala que a ideia por detrás do tema escolhido para este ano é de encorajar e de reforçar a comunhão fraterna nas pequenas comunidades, e mesmo nas grandes assembleias, na vida quotidiana e nas celebrações litúrgicas oficiais.
“A resposta fiel ao apelo de Deus não está limitada às assembleias de massa, mas implica o encontro no amor, a oração e o estudo da Bíblia por “dois ou três” reunidos em nome de Jesus”, pode ler-se no guião para a semana de oração deste ano.
Tradicionalmente, a Semana de oração pela unidade dos cristãos é celebrada de 18 a 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas no ano de 1908 por Paul Wattson de maneira a cobrir o período entre as festas de São Pedro e de São Paulo. Esta escolha tem portanto um significado simbólico. No hemisfério Sul, onde o mês de janeiro é um período de férias de verão, preferiu-se adoptar uma outra data, por exemplo nas proximidades de Pentecostes (sugestão do movimento Fé e Constituição em 1926) que representa também uma outra data simbólica para a unidade da Igreja.