Exposição multimédia sobre religiosidade e acção social da Igreja
2001-06-06 20:59:03

Até dia 10 de Junho, a Casa do Curro, em Monção tem patente a exposição itinerante “Jubileu 2000: Projecto Multimédia”, promovida pela Universidade Católica Portuguesa e pela Diocese do Porto.

A exposição está dividida em 4 áreas temáticas. Num primeiro momento, os visitantes podem consultar a “Arte Sacra em opinião”, onde se destacam diversos depoimentos de escultores, pintores, jornalistas e historiadores, sobre o legado de dois milénios deste tipo de arte. Segue-se um espaço dedicado à “Acção social das Igrejas”, onde, através de uma projecção em pluri-écran de uma película de 5 minutos, se apresenta uma reflexão conjunta sobre o papel da Igreja ao longo dos tempos e a sua intervenção na construção de sociedades mais justas.
A terceira área temática da exposição, é sobre “A Igreja e o ensino”, que recorrendo também à projecção de um filme, aborda o contributo da Igreja para a evolução do saber e do conhecimento através dos tempos, desde as embrionárias escolas conventuais até às mais modernas universidades. Por fim, o espaço dedicado à “Arte Sacra”, que revela testemunhos vivos de 52 monumentos, como santuários, sés, mosteiros, conventos e outros locais de culto.