paroquias.org
 

Notícias






Papa quer humanidade mais empenhada na paz
2005-12-27 22:11:05

Líder católico exigiu mais empenhamento no desenvolvimento de África e no fim dos conflitos.

Na sua primeira mensagem de Natal como Papa, Bento XVI pediu que os "sinais de esperança" que vêm do Médio Oriente sejam confirmados por acções no terreno, "inspiradas na justiça e na sabedoria", e apelou à paz em Darfur, Sudão e península coreana.

O Papa deu continuidade à tradição de João Paulo II, aproveitando a mensagem natalícia para falar sobre os países do mundo em conflito e em pobreza, em 30 línguas diferentes. A breve mensagem foi transmitida aos cerca de 40 mil fiéis concentrados na Praça de São Pedro e retransmitida para o mundo via 111 televisões internacionais, metade delas em directo.

"Uma humanidade unida será capaz de confrontar os problemas do mundo actual da ameaça do terrorismo à humilhante pobreza em que vivem milhões de pessoas, da proliferação das armas às pandemias e destruição ambiental que ameaça o futuro do nosso planeta", disse Bento XVI. O Papa apelou ainda ao diálogo "de forma a que perigosas disputas cheguem a conclusões consistentes e pacíficas, num espírito de amizade, tal como as pessoas esperam ansiosamente".

O bispo de Roma pediu aos homens que trabalhem pela paz e pelo desenvolvimento integral de África, "opondo-se às lutas fratricidas" e atingindo a consolidação dos processos políticos ainda frágeis, citando em particular o caso de "Darfur e de outras regiões da África central.

O líder da Igreja Católica disse ainda que o homem moderno arrisca-se a ficar espiritualmente pobre ao tornar-se demasiado "enamorado com os progressos intelectuais e técnicos da vida moderna".

"Homem moderno, adulto e, apesar disso, às vezes débil no pensamento e na vontade, deixa-te levar pela mão do menino de Belém, e compromete-te na construção de uma nova ordem mundial fundada sobre relações éticas e económicas justas", disse ainda o Sumo Pontífice.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia