Taizé reúne 50 mil jovens em Milão
2005-12-27 22:09:23

Cerca de 50 mil jovens católicos, protestantes e ortodoxos de toda a Europa reúnem-se em Milão, a partir de quarta-feira, respondendo ao convite da comunidade monástica ecuménica de Taizé.

O 28º encontro europeu daquilo que a comunidade designa como "peregrinação de confiança através da terra" é o primeiro depois da morte, por assassínio, do fundador da comunidade, a 16 de Agosto, e depois da realização da mesma iniciativa em Lisboa, o ano passado (que deu origem a um DVD publicado recentemente).
Esta iniciativa pretende "estimular os jovens a ser portadores de confiança, de paz e de reconciliação" nos lugares onde eles vivem, como indica um comunicado da comunidade, que reúne uma centena de monges, de origem católica e protestante.
O fundador da comunidade, Roger Schutz, era de origem calvinista, e foi morto aos 90 anos, no início da oração da noite, por uma mulher aparentemente desequilibrada. O sucessor, como prior de Taizé, é o irmão Aloïs Löser, alemão, de origem católica, com 51 anos. Esse facto, no entanto, diz o novo prior perante uma pergunta do PÚBLICO, "é apenas um sinal de que o compromisso [da comunidade] pela unidade dos cristãos continua".
Numa mensagem que dirigiu aos participantes do encontro, o Papa Bento XVI recorda que o irmão Roger quis promover estes encontros como forma de "enraizar nos jovens cristãos um espírito de fraternidade e de paz vividas". Perante um mundo "fragilizado por inúmeros focos de tensão" e onde aparecem "novas formas de violência", o Papa diz que os cristãos devem "testemunhar com simplicidade e alegria o espírito de paz que os habita".

Mensagem inacabada do irmão Roger
Os jovens, entre os quais estarão mais de 700 portugueses, serão acolhidos nas 400 paróquias da diocese de Milão, e dividirão os dias do encontro, até 1 de Janeiro, em dois momentos: de manhã, rezam nas paróquias onde estão alojados, após o que debatem temas propostos ainda pelo irmão Roger na Carta Inacabada, o texto incompleto que ele deixou escrito.
A partir do meio-dia, os participantes reúnem-se no Parque de Exposições da cidade, para dois tempos de oração (no início e ao fim da tarde), e dezenas de debates e ateliers. A pobreza no mundo, a distribuição de riqueza, a imigração, o diálogo e as pontes com os muçulmanos são alguns dos temas a tratar.
Na sua carta dirigida aos jovens, para 2006, o irmão Roger deixou a última frase inacabada, escrita horas antes de ser morto: "Na medida em que a nossa comunidade criar na família humana possibilidades para alargar..." No texto, o fundador de Taizé retoma alguns dos temas que lhe são habituais: a confiança, a reconciliação entre cristãos divididos, a paz e a solidariedade humana.
"A paz mundial é tão urgente para aliviar o sofrimento, em particular para que as crianças de hoje e de amanhã não conheçam a angústia e a insegurança", escrevia o irmão Roger no texto, que deverá estar disponível no site Internet da comunidade (http://www.taize.fr/pt) dentro de dias. Os últimos parágrafos recolhem, aliás, as últimas palavras que o irmão Roger pronunciou em público, precisamente no encontro de Lisboa, há um ano. E pergunta: "Mas o que é amar? Será partilhar o sofrimento dos mais maltratados? Sim. O que é amar? Amar é perdoar, viver reconciliados. E a reconciliação é sempre uma Primavera da alma."

Fonte Público