paroquias.org
 

Notícias






Cuidar do outro
2001-06-01 22:10:38

Inserido no Ano Internacional do Voluntariado para 2001, a Comunidade Shalom arranca com o projecto "Cuidar do Outro".

Esta iniciativa pretende favorecer uma experiência de solidariedade dos encontristas através de actividades a desenvolver em bairros de periferia da cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no Brasil, onde a Comunidade Shalom tem a sua casa de formação. Os jovens irão constituir uma pequena comunidade de cristãos voluntários durante o mês de Agosto que, para além da sua acção solidária, criarão espaços de partilha e reflexão da sua intervenção, momentos de oração e iniciativa ludico-criativos sempre com o acompanhamento de um sacerdote da Comunidade Shalom local.
Este projecto tem como objectivos genéricos favorecer a intervenção solidária em bairros socialmente desfavorecidos, apontando para a ideia da "solidariedade globalizada". Da mesma forma ele pretende transportar esta praxis solidária para tempo de reflexão/celebração/oração intensivos, de modo a descobrir o "Projecto do Amor de Deus" para toda a humanidade, sobretudo o irmão excluído.
Os jovens que participaram neste projecto fazem parte do Movimento Encontros de Jovens Shalom e frequentarão nos meses de Maio a Julho reuniões preparatórias obrigatórias com vista à sua inserção no projecto e nas actividades a desenvolver no local. As actividades serão desenvolvidas dentro do âmbito da Pastoral do Menor.
A Pastoral do Menor luta pela cidadania de crianças e adolescentes até aos dezoito anos. Está voltada para o menor mais excluído e procura apoiar também a sua família. Trabalha em parceria com várias entidades, religiosas e civis. Ajuda na implantação dos Conselhos Tutelares do Menor e promove a formação de Núcleos da Pastoral. Tem vários programas: a "Casa das Meninas", onde actualmente vivem 12 meninas entre os 13 e os 16 anos; a "Abordagem de Rua", pela qual vai ao encontro dos meninos e meninas de rua; a "Construção de Barracões", em mutirão, para as famílias, nos finais de semana; a iniciação profissional com adolescentes; as visitas às famílias dos menores. O campo é muito grande e tudo se orienta para que o Cuidar do Outro se solidarize com esta Pastoral. Nas visitas e nos trabalhos, os jovens farão equipes com alguém da Pastoral.
A acção voluntária, movida pelo serviço à vida e pelo amor, é tipicamente evangélica. Significa gratuidade, liberdade e reconhecimento do valor do outro. Dignifica quem participa nela sendo motivada pelos valores do Evangelho, é uma acção eficaz, transformadora. Provoca uma qualidade nova de vida, no mundo. Deverá ser uma acção desprendida, apenas interessada, na "dignificação" do que Deus criou.
"Cuidar do Outro" será uma experiência complexa, misturando vários elementos. Certamente, a acção em favor do menor e a vida comunitária no Acampamento, serão os dois elementos mais importantes. O tempo de acção e convivência dará para aprender a superar desafios. "Num ambiente de amizade, partilha, doação, celebração da fé, reflexão do que iremos vivendo, procuraremos fazer uma festa que seja vida verdadeira: solidária, pé no chão, inteligente, criadora, simples, generosa e jovem".


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia