paroquias.org
 

Notícias






Editora Paulus publica “Opus Dei. A mensagem, as obras, as pessoas"
2005-12-15 21:55:16

O autor italiano G. Romano fornece abundante informação e traça algumas linhas teológicas e culturais que enquadram a instituição. No prefácio, D. Manuel Clemente considera que o livro ajudará “a compreender melhor a providencial oportunidade da vida e obra de S. Josemaria Escrivá, para a realização do Evangelho todo na vida de toda a gente, dia a dia, tarefa a tarefa”.

O lançamento do livro na versão original italiana, em Março de 2002, foi feito em Roma, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger.

Segundo a notícia do jornal Avvenire publicada na ocasião «o purpurado destacou, comentando o significado profundo do nome que escolheu para a instituição por ele fundada, que Escrivá superou de alguma forma o que "se pode chamar a grande tentação de nosso tempo": a crença "que, depois do big bang, Deus se «retirou» e já não se interessa por nossas coisas de cada dia". Escrivá, pelo contrário, convida-nos a descobrir "que Deus age sempre" e que "nós apenas temos de colocar-nos à sua disposição". "Esta – afirmou o cardeal – é uma mensagem de enorme importância para os homens de hoje."

Em consequência – continuou o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – compreende-se também o valor da santidade e da vocação universal à santidade, continuamente recordada pelo fundador do Opus Dei. "Quando se põe em relevo a virtude heróica de uma pessoa – explicou Ratzinger, falando, de passagem, do carácter inadequado dessa expressão – não se pretende dar a entender que essa pessoa fez uma espécie de «ginástica da santidade», mas que, na sua vida, se revelou a presença de Deus", já que ser santo não significa ser melhor do que os outros; “ser santo – insistiu – não é outra coisa senão colocar-se à disposição de Deus e falar com ele como com um amigo".»

Esta intervenção do Cardeal Ratzinger veio a ser publicada no suplemento especial do Osservatore Romano realizado a propósito da canonização de Josemaria Escrivá, em 6 de Outubro de 2002.

---------
“Opus Dei. A mensagem, as obras, as pessoas”
Autor: Giuseppe Romano
Tradução: José Serra
Editora: PAULUS editora
Ano de edição: 2005
269 páginas

http://www.opusdei.org/art.php?w=28&p=11479


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia