Semana Social 2006: apresentação
2005-12-14 00:29:24

"Uma Sociedade Criadora de Empregro" será o tema da Semana Social, a realizar em Braga, de 9 a 12 de Março de 2006.
Jacques Delors e Vítor Constâncio estão entre as mais de duas dezenas de intervenientes - onde se incluem outros governantes e ex-governantes de Portugal, políticos e académicos - para debater o problema do emprego em Portugal e no Mundo.

Com a realização, em 2006, da Semana Social, a Comissão Coordenadora Nacional pretende devolver-lhe a importância que merece no debate sobre temas nacionais, a partir da Doutrina Social da Igreja, como ficaram caracterizadas na História da Igreja Moderna.

No próximo dia 15, quinta-feira, às 14:30h, a Semana Social de 2006 será apresentada em Conferência de Imprensa no Altis Park Hotel. A Comissão Coordenadora convida-o a estar presente e a acompanhar, desde este momento, a realização desta iniciativa.

Para qualquer informação, contacte por favor Bernardino Silva, da Comissão Coordenadora desta Semana Social (tel. 96230549; 969549654)

Conferência de Imprensa:

14:30 horas

ALTIS PARK HOTEL (OLAIAS)
AV. ENG. ARANTES DE OLIVEIRA, 9
1900-221- LISBOA
TEL. 21 8434200
(saindo no metro de OLAIAS o hotel encontra-se ao lado)

APRESENTAÇÃO
As Semanas Sociais, com larga história na Igreja moderna (as Semanas Sociais francesas comemoraram o seu centenário o ano passado), constituem um lugar privilegiado para a sensibilização social dos cristãos e das comunidades cristãs.

Em Portugal, as Semanas Sociais passaram por dois períodos fortes, mas no segundo não se alcançou o impacto esperado na comunidade cristã e na sociedade portuguesa. Acresce que a rápida evolução dos acontecimentos está a exigir novos modelos que é urgente descobrir e pôr em prática.

Para ter uma maior capacidade de irradiação na sociedade portuguesa, as Semanas Sociais devem assumir como objectivos:
- a difusão, aprofundamento temático e actualização da Doutrina Social da Igreja;
- a oferta aos cristãos de uma análise, social e teológica, do tema proposto para cada Semana;
- o diálogo com os vários actores sociais na procura de soluções para uma melhor organização da sociedade;
- a assunção, por parte de cada participante, do compromisso de intervenção nas estruturas sociais e eclesiais em que se insere.

É neste quadro que se justifica o tema escolhido e o modo de o abordar na próxima Semana Social, a realizar em Braga, de 9 a 12 de Março de 2006, com o título de Uma Sociedade Criadora de Emprego. O drama do desemprego exige de cada um de nós que, na medida das nossas possibilidades, tome iniciativas capazes de levar á criação de novas oportunidades.

Para além de se reflectir, por exemplo, sobre o modelo social a seguir ou sobre a atitude a tomar face aos países menos desenvolvidos (como cidadãos gravemente carenciados que não podem deixar de merecer a nossa atenção), pretende-se que nas várias sessões se partilhem estudos académicos de casos ou a mera divulgação de experiências bem sucedidas de iniciativas criadoras de emprego, em muitos casos em correspondência à satisfação de procuras de inquestionável relevo social, que vão, ainda a título de exemplo, da produção de bens materiais à exploração de serviços culturais ou de turismo.