paroquias.org
 

Notícias






Hospitaleiras abrem primeira unidade de cuidados paliativos
2005-12-13 21:28:56

São oito camas para acolher pessoas com doenças incuráveis e que tenham esperança de vida não superior a três meses.

É esse o objectivo da primeira unidade de cuidados paliativos das Irmãs Hospitaleiras, ontem inaugurada na Casa de Saúde da Idanha, em Lisboa, e constitui um novo desafio para a Congregação em Portugal.
Se, durante muito tempo, esteve voltada para a psiquiatria, a Congregação das Irmãs Hospitaleiras volta-se agora para outra área do sofrimento da pessoa: os últimos dias de vida de doentes incuráveis, nomeadamente do foro oncológico, para garantir vida digna até ao fim.
Em Portugal existem apenas 7 unidades de cuidados paliativos. Os doentes incuráveis andam entre o hospital e a família, sem que lhes sejam proporcionados os cuidados devidos. “Muitas vezes temos uma atitude niilista, de que não há nada a fazer, mas na realidade não é assim”. Paulo Cortes, que dirige a Unidade de Cuidados Paliativos das Irmãs Hospitaleiras, garante que “a própria medicina avançou imenso em relação ao controlo de sintomas. A dor é o exemplo mais típico”. E desde que o doente se consiga libertar da dor, através da intervenção médica adequada e acompanhada, “pode ter a tranquilidade para se concentrar noutras áreas importantes: a reconciliação consigo próprio, com os outros”. Para lá de uma intervenção médica, Paulo Cortes sugere uma “abordagem do ponto de vista psicológico e também espiritual”. Serviços que serão proporcionados na Unidade de Cuidados Paliativos S. Bento Menni.
Acompanhamento é a atitude que a Superiora Provincial da Congregação, Irmã Anália Oliveira, sugere para este novo serviço e sempre segundo a máxima do Fundador da Congregação, Bento Menni: “uma pessoa vale mais do que o mundo inteiro”.
Informações sobre esta unidade:
Casa de Saúde da Idanha
Rua 25 de Abril, 5
2605-119 Belas
Tlf.: (+351) 214 339 400
Fax: (+351) 214 316 616

Paulo Rocha

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia