Madrid recorda João Paulo II
2005-12-08 22:35:57

No dia da Imaculada Conceição, no Passeio da Castellana, em Madrid, foi inaugurado um conjunto escultórico «Caminho de santidade», com o qual o Semanário «Alba» homenageia João Paulo II. Este conjunto escultórico, realizado pelo artista João de Ávalos, reflecte a imagem do “Papa viajante” que, acompanhado da Virgem Maria, inicia sua última viagem, “o caminho à santidade” - explica o comunicado do semanário de informação religiosa.

O projecto foi financiado graças às contribuições dos leitores e assinantes do Semanário «Alba». Aquele local escolhido, no coração de Madrid, deve-se ao facto de João Paulo II ter estado lá - 3 de Maio de 2002 - para canonizar cinco beatos espanhóis.
O conjunto de esculturas mede cerca de 7 metros e para a sua realização utilizou-se meia tonelada de bronze em tons verdes quentes. Nele aparece João Paulo II, com uma altura de 2,10 metros, junto a um pedestal no qual está de pé a Virgem Maria, cuja altura é de 2,60 metros.
Na coluna onde se apoia a Virgem Maria estão escritas as palavras com as quais João Paulo II se despediu dos espanhóis na sua última viagem a este país ibérico: “Até sempre Espanha, até sempre Terra de Maria”.