A semente está a nascer
2005-12-07 14:46:01

A paróquia de São Miguel de Apúlia, Esposende, e a de São Tiago de Pedra Badejo, concelho de Santa Cruz, Cabo Verde, geminadas desde 2002, têm desde a semana passada mais laços de fraternidade e entre-ajuda.

Em 2002 D. Jorge Ortiga presidindo à celebração eucarística da geminação afirmando que “a paróquia renovada para o novo milénio tem de ser aberta, com uma fé que se inquieta com a solução de todos os homens em qualquer parte do mundo».O prelado acrescentou ainda que o acto de geminação concretiza as orientações do Concílio Vaticano II, que provocou uma reviravolta na Igreja , embora, “para muitas comunidades, o Concílio Vaticano II continue a ser letra morta” e fez votos para que aquele acto pudesse ser uma “semente na linha do Evangelho”, e foi isso que aconteceu entre os dias 29/11 e 06/12 pois uma delegação de 18 paroquianos (a grande maioria "padrinhos" de crianças, através de bolsas de estudo) acompanhados pelo Pe. Manuel Neiva, pároco da Apúlia, visitou a Paróquia de S. Tiago de Pedra Badejo levando consigo além de presentes e algum material escolar as ofertas monetárias acumuladas no projecto "Um irmão em Cabo Verde" e "Um "filho" em Cabo Verde" recebendo dos irmão caboverdianos essencialmente o seu testemunho cristão mostrando que a comunidade está inserida na Igreja Universal e a ganhar um sentido missionário.
”A Geminação“é um compromisso de criarmos laços de unidade, comunhão e colaboração; todos temos a dar e todos temos a receber”, “Este acto não pode ficar no papel; tem que passar para a nossa vida; que passar à acção; só com acções concretas é que sentimos a geminação”, referiu o Pe. Manuel Neiva.

Além do contacto interpessoal com os "afilhados" e familiares o grupo paroquial participou no dia 04 na Celebração Eucaristica de Ordenação Sacerdotal do Pe. Saturnino Afonso (Missionário do Espírito Santo), sendo esta a 1ª a acontecer em Pedra Badejo, e no dia 05 na sua Missa Nova.
Aproveitando a ocasião D. Antonino, Bispo de Cabo Verde, agradeceu o presença missionária do grupo e apelou para uma maior "Comunhão entre os povos".