paroquias.org
 

Notícias






A Mensagem da Irmã Maria
2001-06-01 21:59:37

Marie Keyrouz poderá ser freira de vocação e de profissão, mas a sua profissão para o mundo é, sem sombra de dúvida, a de cantora.

Uma cantora que se desdobra em compositora ou em directora do seu agrupamento musical, o "Ensemble de la Paix", que a acompanhou em Lisboa.

A apresentação de Marie Keyrouz permitiu-nos saborear uma voz de meio-soprano que domina inteiramente os segredos do estilo musical corrente no Próximo Oriente, fundado nos maqamat (modos árabes), no acompanhamento heterofónico (replicação aproximada de uma mesma melodia por vários intervenientes), na improvisação controlada e na alternância, na canção, entre coro e solista. O uso que Marie Keyrouz faz do coro é, contudo, um pouco particular, talvez devido à inspiração no ison bizantino (bordão).

O repertório apresentado consistia em composições geralmente recentes - algumas da própria cantora - sobre textos sírios ou árabes, às vezes baseados em salmos bíblicos, mas sempre de carácter piedoso, com relevo para os cânticos do Ofício da Paixão. Aliás, o conteúdo integralmente cristão e a total unificação estilística do repertório iluminam os limites da intenção ecuménica que preside ao "Ensemble de la Paix", formado por músicos de diferentes países e religiões do Próximo e Médio Oriente.

O que é certo é que essa diversidade mal se nota, tal a coesão do conjunto e a sua subordinação à voz de Keyrouz. Só a presença do "nay" (flauta oblíqua), juntamente com outros instrumentos mais comuns nessa área geográfica, como o kanun, o alaúde ou os instrumentos de arco adoptados do Ocidente, dá uma cor especial ao Ensemble. Foi óbvio, porém, o grande nível profissional dos instrumentistas, com destaque para Salah el Din Mohamed Riffaat (tocando kanun, uma espécie de saltério).

Dito isto, o que mais impressionou foi a própria irmã Maria. O timbre redondo, a afinação impecável, o recurso selectivo ao vibrato, a ornamentação rica, aplicada com apurado gosto, uniram-se a uma capacidade improvisatória que se excedeu nos melismas mais agudos. Os gestos musicais foram contidamente sublinhados por uma mímica plena de intensidade. Trazendo-nos música cristã na melhor tradição musical árabe, Marie trouxe-nos, afinal, uma mensagem de esperança: se estivermos dispostos a ouvir e a perceber o outro, pela cultura se transpõem fronteiras.

EM RESUMO
A voz - Perfeitamente adaptada ao estilo

As canções - Textos cristãos em moldes árabes

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia