paroquias.org
 

Notícias






Papa não foi ao concerto, lamentam os artistas
2005-12-05 17:06:45

Todos notaram e lamentaram. Muitos cantores italianos e estrangeiros comentaram a pena de não terem visto Bento XVI na plateia do tradicional concerto de Natal do Vaticano, no sábado à noite. Os artistas lamentam ainda que o Papa não os tenha recebido.

João Paulo II tinha o hábito de conceder uma audiência aos cantores e, quando não podia ir ao concerto, enviava uma mensagem filmada. Bento XVI quebrou a tradição: não só não foi como não recebeu os artistas.
"Não é isto que chamo boa educação. Todos esperavam por um reencontro. Tinha uma grande admiração pelo Papa anterior, que mesmo quando estava doente recebia os artistas", comentou com amargura o cantor romântico Richard Cicciante à AFP.
Apesar da sua ausência, Bento XVI não deixou por mãos alheias o alinhamento do concerto e mostrou-se desagradado com a projectada participação da brasileira Daniela Mercury, por esta defender o uso do preservativo.
O convite acabou por ser cancelado, deixando sacerdotes e teólogos brasileiros bastante incomodados. O último a pronunciar-se foi o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o cardeal Geraldo Majella Agnelo, que lamentou que Mercury não cantasse no Vaticano. "Fiquei triste com o que aconteceu", disse ao jornal O Globo. "Receio que Daniela Mercury tenha posto em causa a autoridade papal", acrescentou, citado pela AP.
A cantora da Baía, de onde o cardeal também é originário, declarou ser contra a doutrina moral católica que proíbe o uso do preservativo - este é um "instrumento de protecção à vida", defendeu. Há seis anos que Mercury é embaixadora da UNESCO e tem participado em várias campanhas das Nações Unidas contra a sida.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia