Cardeal Kasper fala de diálogo e evangelização
2005-11-23 22:54:28

O Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos, acaba de publicar um livro, intitulado “Não perdi ninguém. Comunhão, diálogo ecuménico”. A obra é lançada na Itália pelas Edições Dehonianas de Bolonha.

No prólogo do livro, o Cardeal Kasper refere que “existe um único diálogo, o da verdade e do amor”. O Cardeal explica neste livro, que agrupa várias das suas conferências, que “a unidade e a comunhão entre as culturas, as religiões e as Igrejas são possíveis só pelo caminho do diálogo e do respeito recíproco”.
“O diálogo não representa nem uma substituição nem uma contraposição ao mandamento fundamental da evangelização, que a Igreja recebeu do seu Senhor e que marca a sua identidade”, assevera.
“A maior tentação actual é, de facto, a de perseguir a comunhão e a paz através da relativização das pretensões de verdade das religiões, em particular, do Cristianismo”, alerta.
O Cardeal alemão afirma que “a tentativa de comunhão entre os homens sem chegar a um acordo sobre os valores e as verdades fundamentais - sobre os quais se apoia - representa uma pura ilusão que não pode ter consistência a longo prazo”.
No livro são discutidos temas como a espiritualidade ecuménica, o “drama espiritual da Europa”, a Palavra de Deus e a unidade da Igreja.