Patriarca Titular de Santo António
2001-05-28 22:38:59

O cardeal patriarca de Lisboa tomou ontem posse da igreja Santo António dos Portugueses, em Roma, que lhe foi entregue pelo papa João Paulo II quando da sua ascensão ao cardinalato.

Ao tomar posse desta igreja titular, tão ligada a Portugal, sinal do amor do nosso povo ao sucessor de Pedro e à igreja universal, aceito plenamente o desafio do actual Papa, ao enviar-nos de novo para esse novo mar infinito da missão, que é o mundo contemporâneo", disse D. José Policarpo durante a homilia. "Ao ser integrado no clero de Roma, uma nova comunhão se estabelece entre a igreja de Lisboa e a de Roma, não como quem gemina duas cidades, mas como um peregrino que percorre a etapa definitiva do mistério da comunhão, em igreja", acrescentou D. José Policarpo perante os fiéis reunidos na igreja de Santo António dos Portugueses.

Fonte Público