paroquias.org
 

Notícias






Capelães de hospitais constituem associação
2005-11-21 22:17:17

Os capelães e assistentes espirituais católicos nos hospitais deverão aprovar, na próxima segunda-feira, a constituição de uma Associação Nacional de Capelães e Assistentes Espirituais Hospitalares.

A decisão deverá ser tomada durante o encontro nacional, que decorrerá em Fátima e para o qual são esperadas dezenas de participantes.
Na reunião, que contará com a presença do cardeal Lozano Barragán, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, do Vaticano, estará em discussão o estatuto da assistência religiosa nos hospitais e a missão dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Uma das questões relacionadas com o tema é a impossibilidade, por impedimento legal, de a assistência espiritual hospitalar ser feita por leigos católicos - ao contrário do que acontece em vários países europeus.
As insuficiências do actual modelo de serviço religioso hospitalar, a integração do acompanhamento espiritual e religioso nos cuidados de saúde e a maior precariedade das capelanias causada pela alteração dos modelos de gestão hospitalar são outros temas que os assistentes religiosos católicos irão debater. Em discussão estarão ainda as alterações legais provocadas pela nova Concordata entre Portugal e o Vaticano e o acesso de ministros de outras confissões religiosas aos hospitais.
Em Maio do próximo ano decorrerá em Portugal a 9.ª Conferência da Rede Europeia de Capelanias Hospitalares, cuja realização será preparada também no encontro. No dia seguinte, começa em Fátima o XIX Encontro Nacional de Pastoral da Saúde, que decorre até dia 25, e tratará do mesmo tema, sob a designação A saúde integral da Pessoa - O desafio do espiritual.
O ministro da Saúde e o cardeal Barragán participarão na sessão de abertura do encontro. Durante os quatro dias de debate, um dos painéis tratará da espiritualidade na perspectiva de diferentes confissões religiosas e do agnosticismo. A inserção da espiritualidade no processo terapêutico será também tratada no encontro, que é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, da Igreja Católica.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia