Papa desafia católicos nos 40 anos do Concílio
2005-11-21 22:08:29

Bento XVI lembrou ontem que a missão da Igreja é “anunciar e testemunhar Cristo, para que o homem possa realizar plenamente a sua vocação”.

Durante a recitação do Angelus, o Papa lembrou a Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, do Vaticano II, promulgada há quarenta anos. “O Senhor é o fim da história humana, o ponto para onde convergem os desejos da história e da civilização, o centro do género humano, a alegria de todos os corações, a plenitude das suas aspirações”, referiu, citando o documento.
“É à luz da centralidade de Cristo que a Gaudium et Spes interpreta a condição do homem contemporâneo, a sua vocação e dignidade, como também os âmbitos da sua vida: a família, a cultura, a economia, a política, a comunidade internacional. É esta missão da Igreja, ontem, hoje e sempre: anunciar e testemunhar Cristo, para que o homem, cada homem, possa realizar plenamente a sua vocação”, acrescentou.
Evocando a celebração da Solenidade litúrgica de Cristo Rei do Universo, o Papa fez notar que, “desde o anúncio do seu nascimento, o Filho unigénito do Pai, nascido da Virgem Maria, é definido rei no sentido messiânico - herdeiro do trono de David, segundo as promessas dos profetas, para um reino que não terá fim.”
“A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até aos seus trinta anos, vividos numa existência ordinária em Nazaré. Foi durante a vida pública que Jesus inaugurou o novo Reino, que não é deste mundo e, no final, realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição”, acrescentou.
Bento XVI concluiu evocando Maria, “que Deus associou de modo singular à realeza do seu Filho”, fazendo votos de que “ela nos obtenha a graça de O acolhermos como Senhor da nossa vida, para cooperarmos fielmente ao advento do seu Reino de amor, justiça e paz”.