ALGARVE ACOLHE BISPO AUXILIAR
2000-09-06 00:43:56

A Sé de Silves foi pequena para acolher os muitos fiéis que na tarde do dia 3 de Setembro quiseram participar na ordenação do seu novo Bispo, D. Manuel Neto Quintas.

A Diocese do Algarve desde 1411 que não tinha um Bispo Auxiliar, pelo que esta ordenação assume um significado particular neste ano jubilar.

«O Algarve passa a ter duas pessoas revestidas do mesmo grau episcopal, a exercer um mesmo e só ministério» É esta mensagem de unidade que D. Manuel Madureira Dias, Bispo Residencial da Diocese, dirigiu aos seus fiéis numa Exortação Pastoral que antecedeu a ordenação e que convidava os seus diocesanos a receber com alegria o novo Bispo.

E de facto muitos foram os fiéis que trocaram a praia pela celebração, o que deixou satisfeito D. Manuel Madureira Dias, que considerou que «a diocese correspondeu dentro dos limites do verão, uma vez que no verão o Algarve funciona a meio gás. Foi uma celebração simples com dignidade e muito enriquecedora».

Por seu lado, o novo Bispo, D. Manuel Quintas diz ter sido para si «uma experiência de Igreja muito marcante por tudo aquilo que se viveu».

Recorda os numerosos fiéis que encheram a Sé de Silves, os muitos outros que ficaram do lado fora, a presença significativa dos Bispos Portugueses (dezanove ao todo), bem como o grupo de seus conterrâneos que atravessaram o país para assistir à sua ordenação episcopal.

Fonte FReligiao