paroquias.org
 

Notícias






Vaticano apresenta Conferência Internacional sobre o genoma humano
2005-11-14 17:05:37

O Vaticano apresenta amanhã, em conferência de imprensa, a Conferência Internacional sobre o tema “O Genoma Humano”, que decorrerá entre 17 e 19 de Novembro. A iniciativa é promovida pelo Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde (CPPS).

A XX Conferência Internacional do CPPS reunirá especialistas de todo o mundo para discutir quais as implicações de um tema “que deixa entrever a aparição de um futuro iminente”.
“A saúde foi definida como tensão para a harmonia. Explorando este conceito, nesta XX Conferência Internacional, poremos a atenção no começo desta tensão, um início que caracteriza a saúde através da vida: o genoma humano”, explica o presidente do Dicastério organizador, Cardeal Javier Lozano Barragán, no documento que apresenta o evento (www.healthpastoral.org/headlines/index_08.html).
Segundo este texto, a Santa Sé considera o genoma “um elemento estrutural organizador das características individuais e hereditárias do corpo humano”.
“Implica o conjunto de genes, mas vai mais além e compreende todos os elementos que, juntamente com os genes, constituem a energia original que está presente numa forma virtual, uma energia que é constituinte do mistério da vida da pessoa humana”, aponta.
A Santa Sé já se pronunciou por diversas vezes sobre este tema, com especial destaque para as “Observações a respeito da declaração universal sobre o genoma humano e os direitos do homem” (Paris, 11 de Novembro de 1997). Aí se sublinha que, pela primeira vez, se declarou “a necessidade de proteger o genoma humano particularmente para o bem das gerações futuras, ao mesmo tempo proteger os direitos e a dignidade dos seres humanos, a liberdade da pesquisa e a necessidade da solidariedade”.
A posição católica advoga a recusa de qualquer reducionismo genético, a afirmação da preeminência do respeito da pessoa humana sobre a pesquisa, a recusa das discriminações, o carácter confidencial dos dados, a promoção de comités éticos independentes, compromisso dos Estados de promover a educação em bioética e de favorecer o debate aberto igualmente às correntes de pensamento religioso.
O estudo do tema na Conferência Internacional de Novembro (“O Genoma Humano – Perspectivas biológicas, médicas e éticas”) irá passara por uma análise da situação contemporânea, das perspectivas de desenvolvimento no campo das doenças genéticas, da ética em genética médica, bem como pelas consequências pastorais destas realidades.
Como é habitual nestes encontros, haverá um espaço para o diálogo inter-religioso, no qual se dirigirá a atenção para a aplicação do conhecimento da genética humana de acordo com o Judaísmo, o Islão, o Budismo e o Hinduísmo.
Mais informações na página do Dicastério: www.healthpastoral.org

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia