Cidade de Lisboa consagrar-se-á a Nossa Senhora de Fátima
2005-11-10 21:27:27

Conforme informação do boletim 89/2005 da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, a imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições será levada a Lisboa onde, no dia 12 de Novembro (sábado), a cidade se consagrará a Nossa Senhora.

A coroa preciosa, oferecida pelas mulheres de Portugal e na qual foi incrustada a bala oferecida por João Paulo II, acompanhará a imagem, que sairá privadamente de Fátima, na manhã do dia 12, em direcção a Lisboa, tendo como destino final a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. O acto de consagração é uma das celebrações que integram o programa religioso do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, que decorre na capital portuguesa de 5 a 13 de Novembro.

Às 10h00 do dia 12, na Capelinha das Aparições, em Fátima, terá lugar a celebração de despedida da imagem de Nossa Senhora. Será presidida pelo Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra.
A imagem de Nossa Senhora será retirada do local onde habitualmente se encontra, na Capelinha das Aparições, e, em seu lugar, será colocada a imagem da Virgem Peregrina.

A recepção em Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, está marcada para as 15h00.
As celebrações religiosas terão início às 17h00, com uma procissão de velas pelas principais ruas do centro de Lisboa, em direcção à Praça dos Restauradores, local onde será feita consagração a Nossa Senhora de Fátima, às 20h00.
A partir das 21h00, e durante toda a noite, haverá, na Igreja de S. Domingos, uma Vigília de Oração Mariana, na presença da imagem. A primeira hora de Vigília será orientada pelo Santuário de Fátima.
No dia 13 de Novembro (Domingo), às 11horas, no Mosteiro dos Jerónimos, D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, preside à Missa de Encerramento do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, na presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

A cerimónia de recepção da imagem de Nossa Senhora no Santuário de Fátima decorrerá às 14h30, na Capelinha das Aparições. Presidirá à celebração o Padre António Sousa, capelão e director do Serviço de Administração do Santuário de Fátima.

Recorde-se que, a última saída desta imagem de Nossa Senhora de Fátima teve lugar em Outubro de 2000, para a consagração do novo milénio à Virgem Santíssima, a 8 de Outubro, em Roma.

Esta será a nona saída da imagem que se encontra na Capelinha das Aparições.

De acordo com dados fornecidos pelo Serviço de Estudos e Difusão (SESDI) do Santuário de Fátima, a primeira viagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições decorreu entre 7 e 13 de Abril de 1942, para o encerramento de um congresso promovido pelo Conselho Nacional da Juventude Católica Feminina, em Lisboa.
A segunda saída veio a acontecer por ocasião do tricentenário da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, em 1946. A imagem saiu do Santuário de Fátima na manhã do dia 22 de Novembro e regressou a 24 de Dezembro, após um périplo pela Estremadura e Ribatejo.
A terceira saída teve lugar entre Outubro de 1947 e Janeiro de 1948. Nesta ocasião, a imagem peregrinou pelo Alentejo e Algarve, passando a fronteira luso-espanhola por duas vezes, em Elvas e Badajoz, e em Vila Real de Santo António.
Por ocasião do Congresso Mariano Diocesano de Madrid, a imagem da Capelinha das Aparições fez a sua quarta viagem, a Madrid, passando por outras localidades, entre 22 de Maio e 2 de Junho de 1948.
Entre 9 de Junho e 13 de Agosto de 1951, aconteceu a quinta saída, neste caso com a visita a todas as paróquias da Diocese de Leiria.
Por ocasião da inauguração do Monumento a Cristo Rei, a 17 de Maio de 1959, a imagem visitou novamente Lisboa e Almada. Foi a sexta saída do Santuário de Fátima.
A pedido do Papa João Paulo II, a imagem efectuou a sua sétima peregrinação fora do Santuário da Cova da Iria. Foi levada a Roma, no dia 24 de Março de 1984, onde, um dia depois, na Praça de S. Pedro, durante a celebração eucarística presidida por João Paulo II, se fez a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. Foi nesse dia, a 25 de Março de 1984, que João Paulo II entregou ao então Bispo de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral (falecido a 7 de Outubro de 2005), a bala que o tinha atingido no atentado de que tinha sido vítima a 13 de Maio de 1981. O projéctil foi incrustado na coroa da imagem de Nossa Senhora de Fátima que tinha sido oferecida à Virgem pelas mulheres portuguesas, a 13 de Outubro de 1942.
Esta coroa, chamada coroa preciosa, apenas é usada nas peregrinações aniversárias, ou em outras ocasiões consideradas especiais, estando todos os outros dias em exposição na “Fátima Luz e Paz”, mostra representativa das ofertas feitas a Nossa Senhora ou ao Seu Santuário, patente ao público no edifício da Reitoria do Santuário.
A imagem voltaria ao Vaticano a 8 de Outubro do ano 2000, para, na presença de 1500 bispos de todo o mundo e de milhares de fiéis e peregrinos, Sua Santidade o Papa João Paulo II, na Praça de S. Pedro, consagrar o novo milénio à Virgem Santíssima, diante desta imagem de Nossa Senhora de Fátima, e em união com todo o episcopado do mundo.
“Ó Mãe, que conheces os sofrimentos e as esperanças da Igreja e do mundo, assiste os teus filhos nas provações quotidianas que a vida reserva a cada um e faz com que, graças ao esforço de todos, as trevas não prevaleçam sobre a luz.
A Ti, aurora da salvação, confiamos o nosso caminho no novo Milénio para que, sob a tua guia, todos os homens descubram Cristo, Luz do Mundo e Único Salvador, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amem”, refere, no 5.º e último ponto, o texto da consagração.

Boletim Sala de Imprensa
Santuário de Fátima