Evangelização teve um dia em Fátima
2005-11-10 13:59:19

Ao quinto dia do Congresso para a Nova Evangelização, Fabrice e Agnès Seze, um casal francês, residente em Paris, foram das várias centenas de participantes que rumaram ontem em peregrinação a Fátima. E tiveram um dia "especial", disseram. "Estamos neste santuário sagrado, queremos consagrar-nos a Nossa Senhora e que o mundo se converta".

Para Agnés, as actividades de ontem representaram "uma charneira" neste congresso. Mas par o resto dos congressistas foi um dia "muito tocante", que começou logo pela manhã com a intervenção de Graziella de Luca, italiana, membro do movimento Focolari, ao qual está ligada desde a sua juventude. Tempos em que presenciou as atrocidades da Segunda Grande Guerra e que assistiu, entre outros actos que relata, ao bombardeamento da cidade de Trento em 1943. Mas as bombas que caíram a seu lado ficaram por explodir, facto que atribui à intervenção divina.

Graziella levou, de viva voz, a vivência da sua conversão e, ao mesmo tempo, de membro da Igreja extremamente empenhado na evangelização dos povos. "Muito forte", considerou Fabrice, sobretudo por não se tratar de "um testemunho de um acontecimento passado. É toda uma vida". Já Felicité Tikum, uma das Missionárias do Espírito Santo, esteve concentrada na "paz" que afirmava sentir naquele espaço. Esta camaronesa encontra-se em Portugal de passagem a caminho de uma missão em Moçambique. Fátima passou a ter para ela um significado que "nunca" esquecerá "Uma coisa é ouvir falar das aparições, outra é descobrir este lugar que me está a fazer muito bem."

No sábado, a imagem da Capelinha das Aparições vai estar na procissão de encerramento do encontro, em Lisboa, e que irá percorrer as ruas desde a Praça de Espanha até aos Restauradores

O cardeal patriarca, D. José Policarpo, disse ontem que o congresso, que junta dioceses de cinco países europeus, é um evento "onde não se discutem ideias; mas onde estão a ser dados testemunhos de experiências concretas e de onde podemos tirar ideias".

Jacinta Romão

Fonte DN