Cristo e a evangelização em papel
2005-11-09 22:04:30

A vida de Cristo, desde a Natividade até à Ressurreição, a evangelização, missão, apostolado e Igreja são alguns dos temas que serviram de base à publicação, nos últimos dez anos, de quase duas centenas de livros, agora seleccionados e expostos no átrio do Auditório Cardeal Medeiros, na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa (UCP).

Integrada no programa de exposições preparadas para o Congresso Internacional para Nova Evangelização (ICNE), a decorrer em Lisboa, esta exposição reúne obras que se distinguem em teses académicas de autores portugueses sobre Jesus Cristo e evangelização, obras sobre Jesus Cristo e a sua vida, algumas traduções e reedições mais significativas, entre outras.
De acordo com a organização, estas publicações representam apenas uma amostragem que se pretendeu alargada e o mais significativa possível, do que foi encontrado nos catálogos da Biblioteca Universitária João Paulo II, da UCP, e mais do que o valor científico que estas possam ter, a organização pretende com esta exposição bibliográfica fazer ver que “são temas que têm provocado ao longo destes anos a atenção e a reflexão dos cristãos”.
Paralela a esta exposição, no mesmo local está patente uma pequena mostra do espólio arquivístico da Confraria de Santa Catarina da Corporação dos Livreiros, instituída em 1462 pelo Rei D. Afonso V com fins meramente religiosos, e que no evoluir da história deu origem ao que é hoje a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
Nesta mostra pode encontrar-se documentação datada da história da Confraria de Santa Catarina, bem como a antiga imagem de Santa Catarina do Monte Sinai, da paróquia do mesmo nome, em Lisboa. A Irmandade de Santa Catarina dispõe de um espólio datado do século XVI até ao século XX, e aguarda o relançamento da sua actividade.