paroquias.org
 

Notícias






Cruzada contra aborto
2005-11-08 14:33:07

Uma cruzada contra o aborto marcou o primeiro dia do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, a decorrer em Lisboa até ao próximo domingo – nem em situações limite, como a gravidez resultante de violação, o aborto é tolerável.

Isso mesmo defendeu Walter Osswald, professor catedrático de Medicina e antigo director do Instituto de Farmacologia e Terapêutica, a quem coube dar início ao ciclo de conferências deste congresso.

“A violação é um crime horroroso e é natural que a mulher não queira conservar o fruto desse crime. Mas não podemos fazer pagar uma vítima inocente pelo crime. A mãe deve manter a gravidez até ao fim e, depois, entregar o bebé para adopção.”

A má formação do feto também não justifica, segundo o professor catedrático, a interrupção da gravidez. “Um filho deficiente acarreta dificuldades. É fundamental, nestes casos, que a mãe disponha de ajuda espiritual e material.” A ouvi-lo estavam centenas de congressistas, que encheram a Igreja dos Jerónimos, local de realização das conferências.

Relembrando o mandamento ‘Não matarás’, Walter Osswald foi duro para quem desafia as palavras de Deus. “Dizem os defensores do aborto que a mulher tem o direito a dispor do seu próprio corpo. Mas o facto de uma mulher albergar em si um feto não implica que possa dispor da vida de outro.”

O especialista sublinhou, ainda, que “a questão da vida, a sua defesa e promoção diz respeito a todos, a começar pelos cristãos”, e classificou de “absolutamente ridícula” a posição dos que consideram que “até às 10 ou 12 semanas um feto não é pessoa humana”.

MOBILIZAÇÃO PRECISA-SE

Recorrendo às palavras de João Paulo II – “é necessária uma mobilização geral para uma nova cultura de vida” –, Walter Osswald terminou a sua intervenção deixando um alerta. “Ninguém controla a sua vida. No entanto, o ser humano tem a responsabilidade de zelar pela sua conservação.”

O ciclo de conferências prossegue esta manhã, também na Igreja dos Jerónimos. O orador convidado será Ulrich Kny, director da associação ‘Ajuda a Igreja que Sofre’ para o Brasil. A sua palestra incidirá sobre o tema ‘A vida como relação responsável’.

'IGREJA' NA GARE DO ORIENTE

O contacto com a população é um dos grandes objectivos do Congresso. Nesse sentido, foi instalada na Gare do Oriente um espaço de oração, onde os utentes podem rezar ou, simplesmente, meditar.

No templo improvisado não falta, sequer, a presença de um sacerdote, que confessa quem o desejar.

Cá fora, missionários de diversas comunidades abordam quem passa, convidando a entrar na tenda. Um cartaz gigante, no lugar da porta, não deixa dúvidas sobre a função que o oleado branco encerra: ‘Jesus está aqui. Vem e vê’. Para tornar o ambiente mais acolhedor, o visitante é recebido com cânticos religiosos saídos das gargantas de jovens de vários países.

ABERTURA

Jaime Gama, Maria Barroso e os duques de Bragança foram algumas das figuras presentes, domingo, na cerimónia de abertura do Congresso Internacional para a Nova Evangelização.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia