paroquias.org
 

Notícias






Missa da Esperança
2005-11-07 21:54:21

No dia 6 de Novembro decorreu no Santuário de Fátima a «Missa da Esperança». Cem mil peregrinos participaram nesta demonstração de devoção a Nossa Senhora de Fátima. Muitos outros milhares acompanharam as cerimónias pela televisão.

Mesmo no final das cerimónias dessa manhã de Domingo, o Reitor do Santuário, Mons. Luciano Guerra, resumiu o sentido desta celebração, em palavras dirigidas a Nossa Senhora de Fátima: "Nossa Senhora de Fátima e Santa Mãe da Esperança! (...) Viemos suplicar-vos pelos doentes e por todos os que carregam qualquer forma de sentimento. Acreditamos que o calor do vosso manto e o aconchego do vosso regaço dão forte alento a muitos irmãos nossos pelo mundo além. Levamos no coração estes momentos de intimidade e prometemos partir para a vida com o desejo de contemplar a Deus como Francisco e de oferecer-nos pelos irmãos como a Jacinta. Amem”.

O Santuário acolheu pela terceira vez esta celebração, proposta pelo Conselho da Comunidade Luso-brasileira, e que tem a particularidade de, após a celebração da Eucaristia, contar com a presença de um grupo de cantores, de Portugal e do Brasil, que dedicam uma canção/oração a Nossa Senhora, no momento da oração do Rosário, na Capelinha das Aparições.
Este ano estiveram presentes no Santuário os cantores brasileiros P. António Maria, Joanna e Maria Bethânia, e os cantores portugueses Marco Paulo e Kátia Guerreiro.
O programa iniciou-se com a celebração da Santa Missa, no Recinto de Oração, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.
Durante a homilia, o Bispo da Diocese de Leiria-Fátima apelou ao esforço dos católicos no sentido do fim da "exclusão social", lutando contra "a marginalização de pessoas".
"A propósito dos acontecimento em Paris, alguns comentadores já começaram a juntar duas palavras - exclusão e explosão", disse o Bispo, sublinhando os problemas de integração dos jovens que estarão envolvidos nos distúrbios das últimas noites em França.

Terminada a Eucaristia, e após a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, seguiu-se a oração do Rosário, na Capelinha das Aparições. Após a apresentação, o comentário e a oração de cada Mistério, os artistas dedicaram uma canção a Nossa Senhora, virados de frente para a estátua da Virgem.
A emoção entre os peregrinos era grande, muitos acompanharam as canções que conheciam. Um dos temas - Maria - , cantado pela Joanna e por Maria Bethânia era inédito, tendo sido composto em especial para esta celebração.
Esteve presente o Embaixador do Brasil em Portugal, Dr. Paes de Andrade, representantes do Conselho da Comunidade Luso Brasileira, a actriz brasileira Cristiani Torloni, e o Seleccionador Nacional de Portugal, Luís Felipe Scolari.
Também voltou a estar presente na Missa da Esperança a apresentadora da Rede Globo (Brasil). Ana Maria Braga foi a primeira impulsionadora desta celebração, uma vez que, em 2000, organizou, no Brasil, a primeira edição da Missa da Esperança, para agradecer a Nossa Senhora a cura de um cancro.
Coube a algumas destas personalidades a leitura dos comentários/reflexão, em cada Mistério do Rosário:
No Primeiro Mistério, Paulo Machado, do Conselho da Comunidade Luso Brasileira, em nome de todos os participantes na celebração rezou: "Senhora, pensamos hoje no futuro da humanidade, nas crianças que sofrem a fome e a guerra, abusos, maus-tratos e a falta do aconchego de um lar; pensamos em todos os que nunca puderam ser crianças, porque cedo lhes roubaram a inocência. Levai o seu silêncio e as suas lágrimas até junto de Deus, para que as transforme em alegria. Convertei-nos a todos ao respeito pela dimensão sagrada da vida".
No Segundo, a actriz brasileira Cristiane Torloni, bastante emociona, pediu: "Senhora, pensamos hoje na doença, grande causa de sofrimento da humanidade e fonte das maiores interrogações sobre o sentido da vida. Pedimo-Vos pelos que vivem angustiados sob o peso de doenças incuráveis, ou portadoras de segregação social. Fazei brilhar nos corações a luz da esperança e, como Mãe, ensinai-nos e rezar baixinho: “Pai, se é possível, afasta de mim este cálice; não se faça, contudo, a Minha vontade, mas a Tua!”".
A cantora Joanna, no Terceiro Mistério orou: "Senhora, pensamos hoje em todos os homens e mulheres que vivem os seus dias na mais amarga solidão. Uns porque não têm com quem partilhar as alegrias e tristezas da vida. Outros porque, afectados por doenças psíquicas, ou carências afectivas, não encontram razões de viver, e desesperam à beira do abismo. Ensinai-nos a abrir-nos à presença íntima do Espírito, Consolação dos pobres, dos que choram, dos humildes e dos sedentos de justiça".
Luís Felipe Scolari, no quarto Mistério, dirigiu-se à Virgem deste modo: “Senhora, sentimos os problemas dos que sofrem com calamidades naturais; estamos próximos das vítimas das estradas, dos erros humanos nos hospitais ou nos tribunais; sofremos com os que são prisioneiros de dependências mortais; queremos acompanhar os idosos abandonados a si mesmos. Estendei sobre todos o vosso manto protector e dai-nos a alegria das acções solidárias e dos gestos de amor, que atenuam o sofrimento e fortalecem a esperança”.
Por fim, Ana Maria Braga rezou, no Quinto Mistério: “Senhora, sentimos as angústias da humanidade e viemos confiadamente depô-las aos vossos pés. Conhecemos os dramas de tantas guerras, que em tantas nações e em tantos lares, roubam a muitos a vida e a todos a alegria; ansiamos pela paz, que tarda em chegar aos corações, às famílias e ao mundo. Sede, Senhora, a rainha da paz nas nossas vidas e ensinai-nos a viver na caridade e na justiça, os caminhos abertos à fraternidade universal".

A Missa da Esperança foi, de novo, transmitida em directo pelas estações de televisão RTP – Canal 1 e RTP Internacional – e Rede Vida de Televisão (Brasil). No total, foram 25 os órgãos de Comunicação Social, maioritariamente de Portugal e do Brasil, que acompanharam em Fátima esta celebração.

Boletim Sala de Imprensa
Santuário de Fátima


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia