 |
Notícias
|
|
|
Mulheres e teologia a quarenta anos do ConcÃlio Vaticano II 2005-11-07 21:51:57 As mulheres estão cada vez mais presentes na teologia, ainda que fica muito caminho por percorrer, constatou o Congresso «Mulheres e Teologia a 40 anos do ConcÃlio Vaticano II», que aconteceu este fim de semana na Faculdade PontifÃcia Marianum de Roma.
O congresso, organizado pelo Instituto Costanza Scelfo, da Sociedade Italiana de Pesquisa Teológica (SIRT), quis focalizar a contribuição feminina à teologia e começou por ver cada documento conciliar à luz da mulher.
O colóquio articulou-se em quatro grandes seções: «mulheres e liturgia»; «mulheres e Palavra de Deus»; «mulheres e Igreja» e «mulheres, Igreja e mundo».
Donatella Scaiola, professora de Sagrada Escritura na Universidade PontifÃcia Urbaniana, destacou que a contribuição feminina à Escritura centrou-se sobretudo no campo da exegese e, em particular, no plano metodológico.
Scaiola revelou que «a presença das mulheres é um capÃtulo da presença dos leigos dentro da reflexão teológica».
A biblista animou as mulheres a explorarem outros campos hermenêuticos mais gerais e não só relacionados com a mulher.
A especialista em eclesiologia Sandra Mazzolini disse que como teóloga à s vezes encontra-se «incômoda com os estudos bÃblicos, que são ou muito especializados ou muito banais», e sugeriu estudar melhor o nexo entre Escritura e Tradição.
A teóloga Stella Morra, da Universidade PontifÃcia Gregoriana, recordou aos teólogos e teólogas que «hoje o saber está fragmentado e a teologia não é imune a este fato», motivo pelo qual considerou que é necessário um «trabalho multidisciplinar» entre as diferentes especializações teológicas.
Marinella Perroni, presidente da Coordenação das Teólogas Italianas, comentou que curiosamente há mais mulheres especializadas no Antigo Testamento que no Novo Testamento.
O Simpósio acolheu uma centena de participantes, muitos deles jovens mulheres que se dedicam à teologia em diferentes centros da Itália.
Fonte Zenit
|
voltar
|
 |
|