Patriarca enaltece "maneira própria de a mulher amar"
2005-11-07 16:03:06

O cardeal-patriarca de Lisboa enalteceu ontem a "maneira própria de a mulher amar". D. José Policarpo falava na homilia da missa que marcou o início do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, que até domingo decorre em Lisboa.

Perante as relíquias de Santa Teresa de Lisieux, que na véspera tinham chegado à Sé de Lisboa, o patriarca afirmou: "A vocação de amor vivida [por Teresa de Lisieux] foi um amor cristão na plenitude do termo, mas foi também um amor de mulher. Há uma maneira própria de a mulher amar."
Acrescentou que foram mulheres as escolhidas muitas vezes por Deus "para experiências marcantes de amor entre Cristo e a criatura". E citou nomes de importantes mulheres proclamadas santas pela Igreja Católica, entre as quais Catarina de Sena, Teresa de Ávila ou Edith Stein, além da própria Teresa de Lisieux. Todas elas viveram situações difíceis de conflito com o seu tempo (até ao extremo da morte em Auschwitz, no caso de Stein).

Mensagem do Papa
Perante uma sé repleta - mas menos cheia que na véspera, quando chegaram os restos mortais de Santa Teresinha, como a devoção popular lhe chama - o patriarca apelou ainda às mulheres para que tenham "um papel decisivo na evangelização". E, dirigindo-se às mais novas: "A Igreja precisa do vosso amor."
No final da missa, mãos-cheias de pétalas foram atiradas dos balcões superiores da sé. Muitas pessoas aproveitaram para apanhar algumas dessas flores e levá-las junto do relicário.
À noite, na Igreja dos Jerónimos, o patriarca presidiu de novo à sessão de abertura do congresso. Aqui, estava já rodeado dos restantes cardeais das dioceses que, com Lisboa, organizam esta iniciativa: Viena e Paris (onde já decorreram sessões em 2003 e 2004), Bruxelas e Budapeste (onde o congresso se realizará em 2006 e 2007).
No seu discurso de saudação aos congressistas, D. José Policarpo disse que esta iniciativa das dioceses das cinco capitais "pode ser a fonte de uma esperança renovada para a Europa".
Pela mesma tónica alinhou o Papa. O congresso, diz Bento XVI na mensagem que enviou, nasceu "do desejo de encontrar caminhos novos para proclamar de maneira também nova a antiga mensagem cristã à sociedade actual, para que esta não renegue as raízes cristãs em que nasceu".
Na mensagem que enviou aos congressistas, Bento XVI diz que as cinco capitais "atestam por todo o lado a presença multiforme e benéfica da fé cristã". Pelas "múltiplas vicissitudes da história", estas cidades são hoje habitadas por "muitas pessoas que não conhecem ainda, no seu coração, a beleza da fé". Por isso os católicos não devem descansar, acrescenta o Papa.
O patriarca, por seu lado, referiu ainda que a história de Lisboa, na "convivência" entre vários credos, pode ser "inspiradora" para a actualidade. E apelou a que se continue a ter a capacidade de continuar a acolher os que "chegam de novo".

Fonte Público