Lisboa, capital da Nova Evangelização
2005-11-07 15:59:52

Lisboa é desde hoje a capital da Nova Evangelização, recebendo até ao próximo dia 13 de Novembro cerca de mil participantes para o Congresso Internacional promovido em conjunto com as dioceses de Bruxelas, Budapeste, Paris e Viena.

A sessão lisboeta do ICNE procura mostrar à cidade que é possível falar de Jesus, hoje, numa sociedade que parece esquecer o essencial da fé.
“Cristo Vivo” é o lema que vai mobilizar os congressistas, vindos também de Espanha, Londres, EUA e Austrália. Durante nove dias, poderão participar em conferências, ateliers de trabalho, missões de rua, concertos, teatros e exposições. O Mosteiro dos Jerónimos será o centro do Congresso, mas outras actividades ocorrerão pela cidade - com vários milhares de pessoas envolvidas nas acções que decorrem nas 290 paróquias do Patriarcado.
Dois acontecimentos introdutórios acontecem hoje: a chegada à Sé Patriarcal das Relíquias de Santa Teresinha, padroeira do Congresso Internacional para a Nova Evangelização; e a sessão de acolhimento aos participantes, nos Jerónimos.
O início formal do ICNE acontece amanhã na Igreja dos Jerónimos, com a sessão de abertura e um concerto. Na ocasião será publicada a mensagem que Bento XVI escreveu aos congressistas.
O Congresso teve já as suas duas primeiras sessões (Viena e Paris) em 2003 e 2004. Depois de Lisboa, será a vez de Bruxelas (2006) e Budapeste (2007).
Um dos actos mais significativos será a “Marcha da Luz”, no próximo dia 12. Esta procissão de velas com a imagem da Capelinha das Aparições, em Fátima, partirá da Igreja de Nossa Senhora de Fátima (na Avenida de Berna), passando por Campo Pequeno, Saldanha e Marquês de Pombal, em direcção aos Restauradores.
Na manhã desse sábado, os cinco Cardeais responderão a perguntas que, até quinta-feira, os congressistas poderão deixar em locais preparados pela organização.

O programa completo do Congresso está disponível em www.icne-lisboa.org