paroquias.org
 

Notícias






O Papa com dos Bispos católicos do Paquistão
2001-05-26 17:48:26

Recebendo no sábado dia 19 do corrente, no Vaticano, os dois bispos católicos do Paquistão: Mons. Lawrence Saldanha, arcebispo de Lahore e Mons. Andrew Francis, bispo de Multan, na conclusão da respectiva visita “ad limina apostolorum”, João Paulo II recomendou-lhes que tenham bem presentes, como prioridades na sua acção pastoral, a família, a vida, o diálogo com o Islão e a defesa da liberdade de religião -. “coração dos direitos humanos”.


Referindo-se a um país onde os cristãos representam uma exígua minoria, o Papa recordou a importância que podem assumir as escolas católicas também na perspectiva do diálogo inter-religioso. Como afirmara na sua recente viagem à Síria, João Paulo II sublinhou a centralidade do diálogo com o mundo islâmico - um diálogo de vida que se concretize também através de instituições como escolas e hospitais.
Pontífice formulou votos de que os seguidores das outras religiões possam trabalhar conjuntamente para “defender a inestimável dignidade de cada homem desde a concepção até à morte natural”, sem perder a sua identidade. Uma base comum para a cooperação entre cristãos e muçulmanos há-de fundamentar-se nas normas morais - universais e imutáveis - que derivam da ordem da criação e se encontram inscritas no coração humano.
Evocando também os que, naquele país, sofrem por causa da sua fé cristã, devido a uma legislação que não respeita suficientemente a liberdade de religião das minorias, o Papa observa que os cristãos são, por vezes, olhados com suspeita e sentem que não são tratados como cidadãos do seu país.
Perante esta situação, João Paulo II convidou os pastores da Igreja no Paquistão a defenderem a liberdade de religião - “coração dos direitos humanos”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia