paroquias.org
 

Notícias






Cantaram a devoção
2005-11-07 15:54:51

O canto de Maria Bethânia envolveu ontem 100 mil peregrinos, no Santuário de Fátima, durante a interpretação de um tema inédito dedicado a Nossa Senhora, no decorrer da Missa da Esperança.

“É uma emoção muito grande, nos tira completamente do chão”, afirmou a cantora brasileira, após a celebração. “Saio daqui com o coração cheio.” Também participaram a cantora Joanna, a fadista Katia Guerreiro, Marco Paulo, o padre António Maria, Luís Felipe Scolari, Christiane Torloni e a apresentadora de televisão Ana Maria Braga.

Num ambiente de intensa devoção, o sentimento cresceu até as lágrimas se materializarem nos olhos de famosos e anónimos.

“Foi a primeira vez que vim e é diferente de todas as outras missas”, confessou Maria Carolina Ferreira, uma peregrina de 52 anos proveniente de Lordelo, no concelho de Paredes. “Gosto muito de Fátima e hoje ainda mais, porque é realmente uma cerimónia especial.”

A realizar-se pela terceira vez em Portugal, por iniciativa do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, a Missa da Esperança atraiu ao Santuário mais 35 mil fiéis do que em 2004, provocando filas na auto-estrada do Norte (A1) com 13 quilómetros de extensão. Trata-se da concretização de uma ideia da apresentadora Ana Maria Braga, que quis desta forma agradecer à Virgem Peregrina o facto de ter vencido um cancro.

Durante a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, os artistas interpretaram cinco canções/orações, intercaladas com leituras por intenção dos doentes e dos mais desprotegidos. Um dos momentos mais sentidos aconteceu quando Maria Bethânia e Joanna (cujo nome de baptismo é Maria de Fátima) deram voz a um tema inédito, ‘Maria’.

As restantes canções couberam ao padre António Maria (‘Admirável’), Joanna (‘A Padroeira’), Maria Bethânia com Katia Guerreiro (‘Avé Maria’) e a Marco Paulo, que interpretou ‘Nossa Senhora’. “Quando recuperei da minha doença, foi aqui que vim agradecer, portanto é com muita emoção que participo nesta homenagem”, declarou o cantor. Nas leituras de intenções, o seleccionador nacional de futebol, Luiz Felipe Scolari, pediu pelos “que sofrem calamidades naturais, as vítimas das estradas e os idosos abandonados”.

A actriz Christiane Torloni – que muito tempo após a celebração continuava com a voz embargada e de lágrimas nos olhos – recordou os “que vivem sob o peso de doenças incuráveis ou são portadores de segregação social”.

Scolari e Christiane Torloni participaram pela primeira vez na Missa da Esperança de Fátima, tal como Maria Bethânia e Katia Guerreiro. No fim, distribuíram rosas brancas aos fiéis.

"NOSSA SENHORA ME SALVOU"

A primeira Missa da Esperança foi celebrada no Brasil a 16 de Dezembro de 2000. A apresentadora da Rede Globo de Televisão, Ana Maria Braga, foi quem surgiu com a ideia.

O objectivo era agradecer a protecção de Nossa Senhora de Fátima por ter vencido um cancro. Ana Maria Braga chegou a despedir-se dos fãs depois de lhe ter sido diagnosticada a doença. Ao longo do tratamento que lhe valeu a cura, rezava todos os dias a uma imagem da Virgem Peregrina que recebeu em casa. “Se estou salva é por causa de Nossa Senhora”, afirma.

Estima-se que 10 milhões de pessoas assistiram ontem, via televisão, à Missa da Esperança, em Portugal e no Brasil.

"SAIO COM A ESPERANÇA RENOVADA" (Maria Bethânia, cantora, devota de Fátima e do candomblé)

Correio da Manhã – Para os fiéis do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras, como é a Maria Bethânia, o que significa a Missa da Esperança?

Maria Bethânia – É como rezar. Sou baiana e lá é natural o candomblé e que tenhamos essa dupla possibilidade de comunicar com Deus. Não muda nada na minha fé. Nossa Senhora é diferente, é outro patamar, mais iluminado.

– No plano espiritual, como é que conjuga essas duas realidades distintas?

– Não precisa conjugar, pode-se viver uma coisa e a outra. Sou católica, nasci num berço católico, para mim Nossa Senhora está acima de tudo.

– Considera-se devota de Fátima, visita o Santuário com regularidade?

– Este ano já estive três vezes no Santuário de Fátima, as duas primeiras passando despercebida. Gosto de Nossa Senhora, fiz um disco especialmente para ela, tenho uma relação muito forte com ela. É bom cantar para Nossa Senhora, sinto-me honrada.

– Vai voltar na próxima Missa da Esperança?

- Não sei, é muito longe ainda, não posso garantir. Este era um ano muito importante, pois comemoro 40 anos de carreira e queria agradecer pelas vitórias e pedir misericórdia.

– Que recordação leva para o Brasil desta celebração com os peregrinos de Fátima?

– É uma emoção muito grande, nos tira completamente do chão. Saio com a esperança renovada e com o coração cheio. Foi a primeira vez em Portugal, mas eu tenho esse costume de cantar em santuários.

TESTEMUNHOS EMOCIONADOS

"FÉ ULTRAPASSA BARREIRAS" (Luiz Felipe Scolari, Seleccionador)

“A gente sai daqui impregnado de amor. Foi uma beleza de missa, emocionante. É uma energia que eu tento passar à Selecção. Com fé, a gente faz muita coisa e ultrapassa barreiras inimagináveis. Vivi muitas situações em que me dirigi muito mais à Igreja e realmente o que eu queria aconteceu.”

"EMOÇÃO QUE EMBARGA A VOZ" (Marco Paulo, Cantor)

“Fiquei muito comovido, porque senti que as pessoas cantaram a Nossa Senhora comigo. Foi um momento muito especial, muito bonito, que me embarga a voz. Estar ali tão perto da imagem a que o Santo Padre João Paulo II rezou é uma coisa mágica. Pedi por Portugal e pelos doentes.”

"REZEI PELO PLANETA" (Joanna, Cantora)

“Estar diante do local onde aconteceram as aparições é muito importante para mim, porque tenho verdadeira devoção a Nossa Senhora. Em pequena, para agradecer a vida, costumava subir de joelhos os 292 degraus da Igreja da Penha, no Rio de Janeiro. Hoje rezei pela revitalização do planeta.”

"MUITA GUERRA E INJUSTIÇA" (Christiane Torloni, Actriz)

“No mundo em que a gente vive, a fé pode unir as pessoas. No nosso planeta há muita guerra, muita fome, muita injustiça. Temos de pedir por ele. Fui consagrada a Nossa Senhora no meu nascimento e acho que isso foi decisivo. A vida é uma corrida olímpica e todo o mundo precisa de fé.”

"DEVOTA DE NOSSA SENHORA" (Katia Guerreiro, Fadista)

Visivelmente emocionada quando abandonava a celebração, Katia Guerreiro justificou a sua primeira participação na iniciativa com o facto de ser “muito devota de Nossa Senhora” e considerou que ter Maria Bethânia a seu lado, cantando na Capelinha das Aparições, “foi muito especial.”

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia