Papa lembra importância da Bíblia na Igreja
2005-11-06 14:07:35

Bento XVI dedicou hoje o seu encontro com os peregrinos de todo o mundo, por ocasião da recitação do Angelus, para lembrar o 40º aniversário da proclamação da Constituição Dogmática “Dei Verbum”, do Concílio Vaticano II, sublinhando a importância da Bíblia na vida da Igreja.
“A Igreja não vive de si mesma, mas do Evangelho e dele tira sempre orientação para o seu caminho”, disse.

O Papa classificou este documento sobre a Divina Revelação e a sua transmissão, a inspiração e interpretação da Bíblia, como “uma das colunas principais de todo o edifício conciliar”, do qual resultou uma profunda “renovação da comunidade eclesial”.
“A Sagrada Escritura do antigo e do novo Testamento e a sagrada Tradição contêm uma mensagem cuja compreensão aumenta na Igreja sob a assistência do Espírito Santo”, referiu.
Falando numa “primavera Bíblica”, o Papa recomendou aos fiéis a prática da “lectio divina” ou leitura espiritual da Escritura, com grande tradição na Igreja.
Nas saudações aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Bento XVI exortou os católicos a “ouvir devotamente a Palavra de Deus e proclamá-la com coragem, para que todo o mundo acredite, acreditando espere e esperando ame”.