Lisboa é palco da nova evangelização
2005-11-04 16:16:09

Dois jovens vêem uma cruz numa igreja e perguntam "O que é isto?" "Isto é Cristo", responde o padre, incrédulo com o desconhecimento, e aproveitando para contar em traços gerais a história da fé cristã. A cena foi escolhida pelo bispo D. Manuel Clemente para ilustrar o que considera ser a "urgência de evangelização" da sociedade.

Mas uma nova evangelização, diz, onde a mensagem é a mesma mas o destinatário outro aquele que vive numa sociedade já evangelizada mas não conhece a essência da fé. É para reflectir sobre esta nova missão da Igreja Católica que começa amanhã, e dura até dia 12, em Lisboa, o Congresso Internacional da Nova Evangelização.

"Esta cena aconteceu em ple- na cidade de Lisboa", continua D. Manuel Clemente, perante uma plateia de 250 pessoas que, no âmbito da preparação do congresso, assistem, em Cascais, a uma conferência sobre o tema. E lembra que nas grandes cidades há vestígios da mensagem cristã mas se perdeu o sentido vivo da fé, pois "o Evangelho não é algo que faz viver de maneira diferente". Ou seja, o cristianismo não passa de uma referência cultural, resume.

Foi com o intuito de lançar uma nova forma de transmitir a fé cristã, que não passa já pela típica acção missionária, que João Paulo II apelou a uma nova evangelização. Respondendo ao apelo, quatro cardeais organizaram estes congressos. Depois de Viena e Paris, é agora a vez de Lisboa acolher cerca de dois mil congressistas que vêm reflectir e viver este novo espírito de missão focado na cidade.

Durante nove dias, poderão participar em debates, ateliers e eventos religiosos, mas também concertos, teatros e exposições. O Mosteiro dos Jerónimos será o centro do congresso, mas outras actividades ocorrerão pela cidade. Grupos de missão vão percorrer as ruas de Lisboa e, através da mú-sica, representações e variadas animações, atrair transeuntes e levar--lhes a mensagem cristã. Uma acção em preparação há meses, diz Paulo Araújo, da organização.

rita carvalho

Fonte DN